Melhores filmes dos países da Ásia da Copa do Mundo de 2014

Confira um filme para cada país que representa a Ásia na Copa do Mundo 2014.

A Copa do Mundo está chegando, e nada melhor para saber um pouco mais sobre os países participantes do que conhecer o seu cinema. Por isso, o ObaOba continua a série de matérias indicando um filme para cada país que jogará na Copa. Desta vez, a Ásia. 

Confira o especial da Copa do Mundo no Portal ObaOba
Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba 
Volta ao mundo em 15 filmes 

Então, se liga nos filmes que selecionamos para o Irã, a Coreia do Sul, o Japão e a Austrália.

IRÃ

A Separação
(dir. Asghar Farhadi, 2011, drama)

Ao provocar uma reflexão profunda acerca a realidade cultural do Irã, Asghar Farhadi conquistou o Oscar em 2011, ano em que levou para casa o prêmio de melhor filme estrangeiro. "A Separação" é o angustiante relato de Simin, que quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha. Contrariada pelo marido, eles decidem, então, pela separação. Entretanto, um terrível incidente os levará um destino pelo qual não esperavam. O próximo filme de Farhadi, ainda a ser lançado, é "O Passado", indicado a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro deste ano. É bom ficar de olho! 

Close-up 
(dir. Abbas Kiarostami, 1990, documentário)  

Outro grande representante do cinema iraniano é Abbas Kiarostami, responsável pela coprodução francesa "Cópia Fiel", estrelado por Juliette Benoche, e de grande renome internacional. Entretanto, "Close-up" é uma de suas grandes obras-primas. Transitando entre a ficção e o documentário, o filme é uma "homenagem" a Hossain Sabzian, homem que se fez passar pelo grande diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf. 

COREIA DO SUL

Oldboy
(Chan-Wook Park, 2003, thriller) 

Violento e extremamente autoral, talvez essas sejam as melhores palavras para descrever o cinema coreano, que tem em Chan-Wook Park um dos seus grandes expoentes. A Trilogia da Vingança ("Oldboy", "Lady Vingança" e "Mr. Vingança) é um dos seus maiores e melhores trabalhos. Antes de assistir a uma partida da Coreia do Sul, não deixe de conferir esses clássicos. 

Poesia
(dir. Chang-dong Lee, 2010, drama) 

Para representar o lado mais artístico e poético do cinema do país, Chang-dong Lee dá conta muito bem do recado. Com só 5 filmes no currículo, ele já coleciona um mar de indicações em importantes festivais internacionais - como a menção especial em Cannes, com "Poesia", em 2010. É a belíssima história de uma senhora que, nos primeiros estágios do Alzheimer, encontra força e inspiração em aulas de poesia.

JAPÃO 

A Viagem De Chihiro
(Hayao Miyazaki, 2001, aventura)

Miyazaki talvez seja um dos nomes mais lembrados e conhecidos do cinema japonês - não que seja melhor ou mais importante. É que seus filmes, muitas vezes, sobrepõem as animações americanas, como foi o caso de "A Viagem de Chiriro", vencedor do Oscar em 2003, filme que também levou para casa outros prêmios importantes como, o Urso de Ouro em Berlim de 2002. Não é para menos, quem nunca se emocionou e morreu de amores pela história, que atire a primeira pedra! 

Era Uma Vez em Tóquio 
(dir. Yasujiro Ozu, 1953, drama)  

Para lembrar o lado mais clássico do cinema japonês, escolhemos o renomadíssimo Yasujiro Ozu, cineasta que traz como ninguém a cultura do país. Mais do que uma obra-prima, "Era Uma Vez em Tóquio" é um tratado sobre as consequências do envelhecimento e hipocrisia acerca da tradição familiar. 

AUSTRÁLIA

Moulin Rouge
(Baz Luhrmann, 2001, musical)

Pouco difundido, o cinema australiano tem em Baz Luhrmann um de seus maiores expoentes. É que o diretor é responsável por grandes blockbusters, como "Mouling Rouge", "O Grande Gatsby" e "Austrália", levando assim o nome do país para circuito do cinema mundial. 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

28 filmes, séries e documentários que estreiam na Netflix em outubro

'Stranger Things', 'Suburra', 'Criminal Minds', documentário sobre os Beatles e mais

Perturbador, “Esta é a sua morte – o show” estreia nesta quinta, 21

Filme sobre reality show de suicídios questiona se não levamos a cultura do espetáculo longe demais

CCXP 2017: tudo o que você precisa saber sobre o evento mais nerd do ano

Quarta edição da feira acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro no São Paulo Expo

10 filmes baseados em quadrinhos que não são de super-heróis

“Atômica”, com Charlize Theron, é baseado na graphic novel “The Coldest City”

Mais de 30 filmes, séries e documentários imperdíveis que estreiam na Netflix em setembro

Vem descobrir quais novidades farão você querer ficar em casa com um balde de pipoca

Do antigo ao tecnológico: conheça 8 cinemas diferentões para conhecer em SP

Desbrave o que há de mais interessante entre as novas e antigas salas da cidade