Os 10 filmes mais cultuados entre os melhores cineastas

Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Woody Allen e outros elegem os seu filmes favoritos.

Você consegue dizer quais são os seus 10 filmes favoritos? Difícil, não é? Mas isso é o que a publicação inglesa Sight & Sound fez - só que direcionando a pergunta para grandes cineastas. A lista, que iniciou nos anos 60, é renovada a cada dez anos e, em 2013, elegeu-se um novo ranking.

Fernando Meirelles, Francis Ford Coppola, Guillermo Del Toro, Kleber Mendonça Filho, Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Steve McQueen, Walter Salles e Woody Allen fazem parte do time de entrevistados - só para dizer alguns.

+ Os melhores filmes de 2013 segundo Quentin Tarantino 
+ Os filmes mais esperados de 2014
+ Os melhores filmes indie de 2013 

Abaixo, nós listamos os 10 filmes mais citados por esses diretores e te conta um pouco mais sobre eles. Ah, se você quiser conferir o ranking individual de cada um, é só acessar o site da revista.  

#1. Era uma Vez em Tóquio
(Tokyo Story, Yasujiro Ozu, 1953) 

Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, porém eles os recebem com indiferença. Quando a mãe fica doente, complexos sentimentos são revelados.

#2. 2001 – Uma Odisseia no Espaço
(2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 1968)

Num futuro distante, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar um enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

#3. Cidadão Kane 
(Citizen Kane, OrsonWelles, 1941)

A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

#4. 8 ½
(8 ½, Federico Fellini, 1963) 

Com bloqueio criativo e pressionado por todos, o cineasta Guido Anselmi mergulha em uma intensa crise existencial e passa a misturar o passado com o presente, a ficção com a realidade.

#5. Taxi Driver
(Taxi Driver, Martin Scorsese, 1976)

Travis Bickle, um veterano da guerra do Vietnã, conduz um táxi em Nova Iorque no turno da noite. Solitário e com insônias, Travis passa a noite a trabalhar, testemunhando a vida sórdida das ruas.

#6. Apocalypse Now 
(Apocalypse Now, Francis Ford Coppola, 1979)

O Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

#7. O Poderoso Chefão
(The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972)

Uma das obras-primas do cinema americano, marcou a carreira de Marlon Brando como protagonista. A história da família Corleone, baseada no best-seller de Mario Puzo, foi imortalizada pelas lentes de Francis Ford Coppola.

#8. Um Corpo que Cai 
(Vertigo, AlfredHitchcock, 1958) 

O mestre do suspense Alfred Hitchcock traz a enigmática história de um detetive com medo de altura que deve acompanhar a vida de uma mulher que passa a ter estranhas visões. Um clássico do cinema!

#9. O Espelho
(Zerkalo, Andrey Tarkovsky, 1974) 

Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia. 

#10 Ladrões de Bicicletas
(Ladri di Biciclette, Vittorio De Sica, 1948)  

Em Roma um trabalhador de origem humilde luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, ele penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e ele sai junto com o filho para procurá-la pela cidade.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

26 lançamentos da Netflix para o mês de março de 2018

Nova temporada de 'Jessica Jones', 'Desventuras em Série', filmes aclamados como 'O Quarto de Jack' e mais

18 filmes com finais tão surpreendentes que vão dar um nó na sua cabeça

De “Psicose” a “O Sexto Sentido”, relembre os finais mais imprevisíveis do cinema

Os 8 melhores reality shows para assistir na Netflix

Para aqueles dias em que você só quer passar o tempo com uma trama mais levinha!

10 séries estrangeiras para descobrir no catálogo da Netflix

Produções tão ricas quanto as americanas e britânicas - às vezes, até melhor

11 séries da Netflix que vão bugar o seu cérebro

De suspense a ficção científica - depois desses seriados, você não vai enxergar a vida do mesmo jeito!

11 filmes que estão concorrendo ao Oscar e merecem a sua atenção

Filmes com grandes diretores, atores renomados e roteiros pra lá de originais