Os melhores e piores filmes de super heróis das telonas

Em 2014 filmes como X Men, Avengers e outros filmes de super heróis estreiam, relembre os que já rolaram nos últimos anos.

Desde que The Big Bang Theory começou a bombar, ser nerd, cdf, não saber interagir socialmente e se vestir sempre com as mesmas camisetas de games/super heróis, piadinhas kitsch de química ou física deixou de ser possível motivo para alguém apanhar por aí e passou a ser o cúmulo do cool.

+ 5 animações que não são tão infantis quanto parecem
+ 9 coisas de criança que os adultos adoram

Mas muito antes disso, a Marvel e a DC ralavam de verdade e lançaram vários filmes de super heróis. No caso da Marvel, quase que um em seguida do outro, que se completam em uma grande história sem fim. A DC também investiu bastante nos filmes do menino morcego e do Super Homem.

Se você manja um mínimo de quadrinhos, sabe que, primariamente, o universo meio que se divide em Marvel e DC. DC tem o Super Homem (e todos seus inimigos), o Batman (e todos seus inimigos), Lanterna Verde, Cyborg, Shazam e o Green Arrow ("Arqueiro Verde"). Já a Marvel tem, tipo, todos os outros super heróis, sendo os mais populares: Homem de Ferro, Wolverine (e todos os X-Men), Capitão América, Hulk, Deadpool, Homem Aranha e Thor. 

Então, se você gosta de filmes de ação, gosta de super heróis, é um aficcionado por quadrinhos ou só está entediado no trabalho, vem dar uma olhada no que tem rolado no mundo dos filmes de super heróis nos últimos anos:

DC

Super Homem

Depois das centenas de milhares de filmes do Super Homem, agora em 2013 saiu o Man Of Steel. O longa bombou e ficou garantido uma sequência para 2015, ambos baseados nos quadrinhos de David S. Goyer e dirigido por Zack Snyder. No papel do herói, Henry Cavill mandou bem e o filme conseguiu dar uma retomada no "espírito" do que o Super Homem representa. 

Batman


O Homem Morcego é outra aposta certeira para bombar nas salas de cinema. Com uma porrada de filmes lançados desde 1943, em 2005 a Warner lançou o que foi mais ou menos um "esquece o que você viu até agora sobre Batmen e venha ver esse reboot" com Batman Begins, The Dark Knight, The Dark Knight Rises e, em animação, The Dark Knight Returns. Os filmes foram um super sucesso e conseguiram dar um tom moderno e sombrio à personagem e à história. Além de todo mundo ter ficado imitando o Bane por meses a fio.

Lanterna Verde

Ainda meio newbie quando o assunto é cinema, Lanterna Verde tem só um filme lançado que não é em animação, de 2011. Como na DC os heróis tem meio que "temporadas" e, em cada uma delas, eles tem características diferentes, eles tentaram pegar a versão mais bad ass que acharam. O fato é que o Lanterna Verde não é necessariamente hétero, só que é claro que no filme deram para ele uma namoradinha bem lindinha e ruivinha. Qual é, DC? O filme foi tão esculachado que ficou feio, apesar de ter um primeiro ato até que válido. O que também deixou todo mundo meio atônito foi que Ryan Reynolds é o Lanterna Verde, mas ele também é o Deadpool naquele filme péssimo dos X-Men, como proceder?

Mulher Gato

Em cada filme da DC em que ela aparece, a Mulher Gato é interpretada por uma atriz diferente. E, depois da atuação impecável de Michele Pfifer em "Batman, O Retorno", simplesmente não dá para assistir qualquer outra atriz nesse papel sem ter uma pontinha de descaso. O fato é que Halle Berry nem se saiu tão mal assim em Catwoman, apesar do desastre completo de crítica e audiência, e do fato de que a história não tem nada a ver com Batman ou com a vida original da Mulher Gato.

Anti Heróis

A DC também investiu, além de seus super maravilhosos heróis perfeitos, em anti heróis, com alguns ótimos filmes. Constantine, V de Vingança e Jonah Hex são alguns dos títulos investidos, sendo os primeiros dois possivelmente os melhores filmes de anti heróis da história do mundo.

Marvel

A Marvel está em evidência desde que resolveu juntar as histórias dos Avengers (Vingadores). Mas, primeiro, vamos explicar: a Marvel vendeu os diretos da maioria de seus super heróis para a Fox, a Warner, a Sony, etc. Cada corporação tem um certo tempo para lançar filmes desses super heróis, ou os direitos voltam para a Marvel. Exatamente por isso, cada filme de super herói da Marvel tem uma cara diferente. Na espécie de "o meu é melhor que o seu", se referindo à Liga da Justiça da DC, a Marvel juntou Thor, Hulk, Homem de Ferro, Scarlett Johansson (cujo super poder é ser linda pra caramba) como Viúva Negra, Capitão América, e o Gavião Arqueiro, sem Homem Aranha, etc (que estão nos quadrinhos originais).

No fim de cada filme dos Vingadores, tem um pedacinho que explica o próximo filme, cronologicamente, e te ajuda a entender como foram formados os Vingadores. Se você não faz ideia do que eu estou falando, pule os créditos finais de Homem de Ferro e vá para os últimos 30 segundos de filme.

Homem de Ferro

Não dá pra negar que Robert Downey Jr é o ator mais valioso da Marvel. Nos três filmes da franquia mais o Avengers, esse cara fez mais dinheiro do que você vai fazer em três vidas. Primeiro porque a pergonsagem dele é muito bem bolada e segundo porque Robert Downey Jr interpreta muito bem essa personagem (acredito eu que seja porque ele realmente não dá a mínima). Acho que qualquer um aqui poderia ver filmes do Homem de Ferro todos os dias, afinal como cansar de um cara que é um gênio, bilionário, playboy e filantropo?

Vingadores

Com uma das maiores audiências da história do cinema de quadrinhos, os Vingadores prometem uma sequência da saga em 2015, até lá, em Thor 2, Homem de Ferro 3 e etc, a gente pode ter uma palhinha do que vai rolar com essa tchurma. Também podemos ver a série dos Agentes da S.H.I.E.L.D. na televisão (mesmo que a série esteja sendo meio gongada) e ficar torcendo. E ó, bafão, ainda em 2014 sai a prévia de um filme dos Guardiões da Galaxia, que vão se unir aos Vingadores no próximo filme dos Avengers.

X-Men

Com direitos vendidos para a Fox, X-Men está sempre no limbo de ser um puta filme, ou uma merda. Quer dizer, os primeiros filmes dos X-Men foram super legais, até X-Men Origins, em que conseguiram estragar o Deadpool para sempre. Sério. Mas, em compensação, X-Men Primeira Classe não foi tão ruim e acho que podemos contar com um bom X-Men Days of the Future Past. Oremos. 

Babado: como a Marvel tentou e não conseguiu os direitos de volta do X-Men, o próprio Hugh Jackman (Wolverine) está negociando uma parceria entre as duas produtoras pra rodar um filme dos X-Men com os Avengers. Mas, por enquanto, são só boatos. Oremos novamente.

Quarteto Fantástico

Uma característica bem marcada da Marvel é que todos os seus super heróis tem um quê de Deus grego. Não, não estamos falando de beleza, mas de características humanas e falhas, diferente dos deuses perfeitos da DC. No Quarteto, temos o Coisa, que é um super herói incompreendido que, na real, queria voltar a ser humano (deve ser um saco ser feito de pedra), mas sabe que tem um papel a cumprir, etc. O último Quarteto Fantástico saiu em 2007 e, bom, foi bem chato. A crítica disse que não fedeu nem cheirou e ele não ganhou quase nenhum prêmio. Corrigindo, já está previsto um remake do Quarteto Fantástico. Os atores já foram selecionados e o Homem Tocha será negro, o que gerou um rebuliço na comunidade. O filme estréia em 2015.

Hulk

Outro personagem incrompreendido da Marvel é o Hulk, que, aliás, fica o máximo na pele de Mark Ruffalo, que fez Avengers. Mark simplesmente transpira um comportamento passivo-agressivo genial.

Mas Edward Norton também fez um bom tabalho em "O Incrível Hulk", de 2008, na pele do verdão. Especialmente porque, no filme, resolveram lidar com a questão da psiquê (de alguém que imediatamente quando fica puto vira uma criatura verde horrorosa e agressiva), em vez de fazer só filmes coloridos com efeitos especiais. O longa de 2008 é uma mistura que deu super certo, da direção da Marvel e Edward Norton não só como ator principal, mas como co-roteirista. Não por menos, o filme foi indicado a 2 Oscars, o que é uma aceitação bem melhor que o difícil, super cabeça e incompreendido "Hulk", de 2003, dirigido por Ang Lee, que também dirigiu "O Tigre e O Dragão".

Capitão América

Depois do longa de 2011, "Capital América - O Primeiro Vingador" (que, desculpa, não rolou), 2014 promete um novo longa do herói, que é uma versão mais humana do Super Homem, no qual ele vai passar o filme todo na companhia de Scarlett Johansson. Parece ser bem mais legal do que o primeiro. Esperamos ansiosamente.

Homem Aranha

De 2002 a 2007, os direitos do herói foram da Columbia, só que eles marcaram toca e quase perderam os direitos, porque demoraram muito para fazer um novo filme. Em compensação, em 2012 eles apostaram alto e mudaram o ator que representava o Homem Aranha, com uma versão mais mordena, cool e hypada do Peter Parker pobre, feio e desengonçado que a gente conhecia na pele de Tobey Maguire.

Mas Andrew Garfield fez um bom trabalho e a Columbia resolveu, nessa onda nova, se ater mais aos quadrinhos, como a coisa da teia, que na verdade era um dispositivo, afinal, se fosse para o Homem Aranha soltar naturalmente teia, ela sairia como nas aranhas de verdade, pela bunda. Mas aí o filme seria totalmente diferente, não? Em 2014 podemos esperar um The Amazing Spider-Man 2.

Pra finalizar, como quando você vende os direitos de seus super heróis você corre o risco de ter filmaços boas, mas também umas coisas de dar vergonha, nem acredito que deva comentar sobre "Demolidor, O Homem Sem Medo" (que tipo de tradução é essa?), aliás a Fox até perdeu os direitos sobre a personagem. Elektra (que tinha tudo para ser legal), Blade (wtf Marvel, sério, vocês podiam ter trabalhado melhor num dos únicos ~heróis~ negros de vocês). O Justiceiro eu acho legal pra caramba, e é de 1989, vamos dar um desconto.

As opiniões expressas acima não representam a ideologia ou o conceito do Portal ObaOba, são pessoais do autor.

Atualizado em 7 Mar 2014.

Por Julia Bueno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Além dos blockbusters: 14 filmes lançados em 2018 pouco comentados que você precisa ver

Uma seleção de longas que não estiveram em alta na mídia, mas que valem cada segundo

Mais de 60 filmes, séries e documentários que estreiam na Netflix em outubro

Uma lista imensa de produções originais, nova temporada de 'Demolidor' e estreia de 'O Mundo Sombrio de Sabrina'

11 filmes que todo apaixonado por tubarões precisa assistir uma vez na vida

Uma verdadeira maratona de longas que mesclam sangue, suspense e muitos ataques do rei dos mares

9 comédias românticas adolescentes que estão bombando na Netflix - e você precisa assistir agora mesmo

Aquele enredo água com açúcar para saciar nossas necessidades de romantismo no dia a dia, sabe?

Dos nostálgicos aos recentes: 16 filmes de animação para ver na Netflix

Filmes da Disney, Pixar e outras produtoras que conquistam até os adultos com suas histórias

Mais de 50 filmes, séries e documentários que chegam na Netflix em setembro de 2018

Série inédita, filmes premiados, documentários diversos e mais

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.