Os melhores filmes de 2014

Confira os 11 filmes lançados este ano que mais nos chamaram atenção.

Mal chegamos à metade do ano, e algumas estreias do cinema já tiraram o nosso fôlego e conquistaram os nossos corações. Se você é cinéfilo como a gente, confira a nossa seleção dos melhores filmes de 2014 - até agora, é claro. E se você ainda não conferiu algum deles, corre! 

+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
+ 10 curiosidades sobre Ninfomaníaca 
+ 10 motivos para conferir Praia do Futuro 
+ Confira a crítica de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho 

Ninfomaníaca (Volumes 1 e 2) 


A mais nova obra-prima de Lars Von Trier com certeza é um dos filmes mais marcantes e surpreendentes do ano até agora. Apesar do forte conteúdo sexual, o filme mostrou-se, acima de tudo, um interessantíssimo ponto de discussão e reflexão da natureza humana e todos os outros assuntos polêmicos que o diretor adora abordar. 

Alabama Monroe 


A gente sabia que se tratava de uma história triste, mas ninguém esperou o tamanho do tapa na cara que Alabama Monroe nos deu. Concorrente ao prêmio de melhor longa estrangeiro no Oscar, o filme é um comovente relato sobre a vida, a morte e a fé -  sem cair nos clichês do tema. Elogiar a trilha sonora é indispensável. 

Fruitvale Station


O vencedor do Festival de Sundance no ano passado chegou ao Brasil apenas em 2014. A espera valeu a pena. O filme retrata o caso verídico de Oscar, morto covardemente por policiais na estação que dá nome ao longa. Fruitvale Station dialoga diretamente com a truculência policial que estamos vivendo no Brasil, trazendo uma das discussões mais importantes da atualidade. 

Clube de Compras Dallas 


Um dos grandes concorrente no Oscar em 2014, Clube de Compras Dallas mereceu todas as estatuetas e outros prêmios que recebeu. O filmes traz à tona o background da Aids nos anos 80, focando no mercado ilegal de medicamentos. As brilhantes atuações de Mathew McConery e Jared Leto dispensam comentários. 

12 Anos de Escravidão 


Depois de filmes mais independentes como Hunger e Shame, Steve McQueen conquistou o mainstream, abocanhando o Oscar de melhor filme, além de roteiro adaptado e outras premiações. Baseado no livro homônimo, 12 Anos de Escravidão aborda um tema que, apesar já tratado à exaustão, sempre se mostra necessário. 

Ela 


A grande surpresa de 2014, sem dúvidas, é o fofíssimo Ela. Spike Jonze discute o excesso da tecnologia de forma original, aliando trilha sonora e direção de arte a um roteiro impecável. Um amor entre um homem e uma máquina nunca nos tocou tanto e mexeu com feridas da onipresente era digital. Sem aparecer na tela um segundo sequer, Scarlett Johansson consegue consagrar-se com uma das melhores atuações do ano - até agora. 

A Fita Azul 


O indie A Fita Azul veio direto da seleção oficial da Berlinare e conquistou (não só) os hipsters de plantão. O mérito não é à toa: dos filmes independentes lançados ainda este ano, A Fita Azul foi o que mais se destacou e merece a atenção dos que ainda não o assistiram. Depois de Martha Marcy May Marlene e Somos O Que Somos, a jovem Julia Garner mostra mais uma vez que é uma das atrizes novatas de maior talento no cinema atual. 

Praia do Futuro 


O novo filme de Karim Ainouz acaba de chegar às telonas brasileiras e vem direto para a nossa lista de melhores do ano. Gravado entre Brasil e Alemanha, o filme traz o improvável amor entre um salva-vidas e um motorista de moto cross alemão. Wagner Moura coleciona mais uma impecável atuação para a sua carreira, mas o destaque vai para o novato Jesuíta Barbosa, que depois de Tatuagem, promete brilhar ainda mais na nova leva do cinema brasileiro. 

Sob a Pele 


Outro filme de estreia recente, Sob a Pele já está na mira como um dos melhores lançamentos do ano. Scarlett Johansson aparece aqui mais uma vez, desta vez como uma alienígena que vem à Terra em busca de novas presas. Esqueça a ficção científica e concentre-se no instigante drama que o filme é. Em tempo, o diretor vem sido comparado a Stanley Kubrick. Precisa de mais algum motivo para assistir? 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho 


O filme que conquistou o Brasil e o mundo não poderia ficar de fora. A continuação do curta de sucesso Eu Não Quero Voltar Sozinho é outra grande surpresa do cinema brasileiro. Delicado, o longa toca nos nossos sentimentos mais sinceros, com atuação e trilha sonora de derreter o coração. Quantos likes essa fofura merece? 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

De grandes surpresas aos aclamados pela crítica: 11 filmes estrangeiros para ver na Netflix

Uma variedade de produções para maratonar e se apaixonar pelo cinema estrangeiro

13 filmes que estão entre os favoritos para o Oscar 2019 e você precisa assistir

Conheça os possíveis premiados em categorias como "Melhor Filme", "Ator" e "Atriz"

12 séries de terror disponíveis na Netflix que vão conquistar os fãs do gênero

Boas produções que prometem tirar o seu sono e deixar você com frio na espinha

53 séries, filmes e documentários que entram para o catálogo da Netflix no mês de novembro

Filme com Angelina Jolie, nova temporada de 'House of Cards', série de terror e documentário com Johnny Cash

Além dos blockbusters: 14 filmes lançados em 2018 pouco comentados que você precisa ver

Uma seleção de longas que não estiveram em alta na mídia, mas que valem cada segundo

Mais de 60 filmes, séries e documentários que estreiam na Netflix em outubro

Uma lista imensa de produções originais, nova temporada de 'Demolidor' e estreia de 'O Mundo Sombrio de Sabrina'

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.