Veja 8 filmes sobre lavagem cerebral

Películas que abortam a temática usada por militares, políticos, religiosos e vigaristas.

Técnicas de lavagem cerebral são usadas há anos por cientistas, militares, políticos, fanáticos religiosos e todos os tipos de vigaristas imaginavéis. O que pouca gente sabe é se essas técnicas realmente funcionam ou não. Uns dizem que sim, mas muitos afirmam o contrário.

+ As últimas palavras dos ídolos da música
+ 13 filmes perturbadores para você (não) assistir
+ Máscaras mais perturbadoras dos filmes de terror

Tendo em vista essa capacidade de transformar humanos em verdadeiros fantoches capazes de obedecerem ordens e comandos, o ObaOba listou alguns filmes que levantam essa bandeira. E aí você acredita que isso é possível? Confira:

Roubando Vidas

No filme, a agente especial do FBI, Illeana Scott (Angelina Jolie) é uma perita em perfil criminal que utiliza técnicas nada tradicionais para decifrar uma mente assassina. Após uma morte, dois detetives de Montreal são obrigados a chamar Scott para entrar no caso e ela acaba pressupondo que o criminoso é um "rouba-vidas", isto é, ele assume a identidade das vítimas. Dirigido por D.J. Caruso.

1984

Já o filme de Michael Radford, baseado na clássica obra literária de George Orwell, retrata o Reino Unido sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Em todo lugar há telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los, são exibidas constantemente imagens e informações manipuladas de forma que as notícias sejam positivas para a população.

A Onda

Na trama, original de 1981 e regravada em 2008 por Dennis Gansel, os alunos de uma escola na Alemanha têm de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger, após alguns minutos da primeira aula, decide formar um governo fascista dentro da sala de aula para ensinar os alunos. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a levar as coisas de forma séria e fanáticas demais.

Laranja Mecânica

Obra-prima de Stanley Kubrick, o filme conta a história do violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, que cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira então cobaia de experimentos destinados à técnica de reflexos condicionados. Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas.

Sob o Domínio do Mal

No filme de Jonathan Demme, Ben Marco (Denzel Washington) é um soldado que, em meio a Guerra do Golfo, é sequestrado junto com sua tropa pelo inimigo. Alguns anos depois, já em sua casa, Ben começa a se lembrar do processo de lavagem cerebral pelo qual passou enquanto esteve preso, que fazia com que ele obedecesse ordens sem contestá-las.

Eu Sei Quem Me Matou

Após desaparecer, a estudante Aubrey Fleming (Lindsay Lohan) é encontrada em uma floresta, inconsciente. Embora todos a reconheçam, ela afirma não ser Aubrey, e sim Dakota Moss - uma personagem que Aubrey tinha criado para uma de suas lições de inglês. Em seu distúrbio de identidade a garota afirma nunca ter ouvido falar de Aubrey, mas apenas ela é capaz de esclarecer o crime, revelando a identidade do seu sequestrador. Dirigido por Chris Sivertson.

O Escorpião de Jade

Vivido e dirigido por Wood Allen, o filme conta a história de C.W. Briggs, segundo ele mesmo, o melhor investigador de seguros dos anos 40. Briggs se orgulha de conseguir capturar qualquer trapaceiro entrando em sua mente e desvendando seus mistérios. Porém, ele se depara com um novo desafio. Precisa capturar um ladrão que utiliza poderes hipnóticos oriundos do Escorpião de Jade e que sabendo que está sendo perseguido, utiliza seus poderes para entrar na mente de Briggs e envolvê-lo em um roubo de joias.

Zoolander

Na ficção de Ben Stiller, Derek Zoolander é um supermodelo egocêntrico em crise, pois perdeu o posto de modelo número um para seu rival Hansel (Owen Wilson). Deprimido, ele busca auxílio com Jacobim Mugatu (Will Ferrell), seu mestre no mundo da moda, que tem outros planos para ele. Juntamente com uma falsa agente da CIA, Mugatu realiza uma lavagem cerebral em Zoolander, a fim de transformá-lo em um assassino frio e burro ao seu dispor.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Leonardo Paladino
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

26 lançamentos da Netflix para o mês de março de 2018

Nova temporada de 'Jessica Jones', 'Desventuras em Série', filmes aclamados como 'O Quarto de Jack' e mais

18 filmes com finais tão surpreendentes que vão dar um nó na sua cabeça

De “Psicose” a “O Sexto Sentido”, relembre os finais mais imprevisíveis do cinema

Os 8 melhores reality shows para assistir na Netflix

Para aqueles dias em que você só quer passar o tempo com uma trama mais levinha!

10 séries estrangeiras para descobrir no catálogo da Netflix

Produções tão ricas quanto as americanas e britânicas - às vezes, até melhor

11 séries da Netflix que vão bugar o seu cérebro

De suspense a ficção científica - depois desses seriados, você não vai enxergar a vida do mesmo jeito!

11 filmes que estão concorrendo ao Oscar e merecem a sua atenção

Filmes com grandes diretores, atores renomados e roteiros pra lá de originais