Guia da Semana

A essência do ser humano é um misto de características surpreendentes, mas por incrível que pareça, o ser, por si só, muitas vezes não consegue enxergar sua beleza por conta do padrão imposto pela sociedade, impactos psicológicos e desventuras da vida. É por isso que muitos escritores, personalidades e especialistas se dedicam a ajudar um pouquinho quem ainda está se descobrindo e tentando se aceitar.

Há muitos livros sobre autoaceitação que vão mudar a sua vida e o Oba Oba listou alguns para você se sentir melhor consigo mesmo e praticar o amor próprio:

A Coragem de Ser Imperfeito


Foto: Divulgação/Livro A Coragem de Ser Imperfeito

A escritora Brené Brown ousou tocar em assuntos que costumam ser evitados por causarem grande desconforto, entre eles, vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição. Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente, mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.

Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse 'desarmamento'. No livro 'A Coragem de Ser Imperfeito', ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.

Fonte: Site Livraria Cultura

100 Dicas para Amar o Seu Corpo

Foto: Divulgação/Livro 100 Dicas para Amar Seu Corpo

O livro '100 Dicas para Amar Seu Corpo' é pequeno, mas o seu conteúdo é tão deslumbrante que dá para ler, reler e nunca se cansar de suas páginas. Thati Machado, escritora, editora, YouTuber e gorda com muito orgulho, caracteriza a obra como uma das mais difíceis que já escreveu por trazer à tona relatos pessoas. Ao longo do livro, ela mostra como odiou seu corpo e transformou o ódio em puro amor. Para ela, este é seu grito de liberdade - e pode ser o seu também.

Fonte: Site Amazon

Dumplin'

Foto: Divulgação/Livro Dumplin'

Uma bíblia sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem do livro 'Dumplin’' um sucesso que mexerá com o seu coração.

Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Fonte: Site Livraria Saraiva

Apaixone-se por Si Mesmo

Foto: Divulgação/Livro Apaixone-se por Si Mesmo

Para amar alguém, é necessário amar a si mesmo primeiro. Desde pequenos, aprendemos uma série de condutas de cuidado pessoal em relação a nosso corpo: escovar os dentes, tomar banho, manter as unhas limpas, comer, nos vestir e coisas desse tipo. Mas e o autocuidado psicológico e a higiene mental? Prestamos atenção suficiente a isso? Colocamos isso em prática? Percebemos a importância do amor-próprio? A verdade é que ter uma boa autoestima e amar-se profundamente é fundamental: isso aumenta as emoções positivas, permite alcançar maior eficácia nas tarefas, melhora as relações com as pessoas e nos garante independência e autonomia. O livro 'Apaixone-se por Si Mesmo' foi escrito para ajudar não só aqueles que não se amam o suficiente, mas também aqueles que sabiam amar a si mesmos em alguma época e se esqueceram, por conta dos rigores da vida ou da corrida desenfreada pela sobrevivência. A proposta do livro é simples e complexa ao mesmo tempo: seja valente e aprenda a se amar, iniciando um romance consigo mesmo de maneira que o faça cada dia mais feliz e mais resistente aos embates da vida cotidiana.

Fonte: Site Livraria Cultura

Fazendo as Pazes com o Corpo

Foto: Divulgação/Livro Fazendo as Pazes com o Corpo

Daiana Garbin passou 22 anos odiando o próprio corpo. Sentia-se eternamente inadequada, desejava ser reta, seca. Só pele e osso. Tinha vergonha de si mesma e de seu descontrole diante da comida. Encarou dietas hiper-restritivas, passou por três cirurgias plásticas, fez procedimentos estéticos agressivos e ficou viciada em remédios para emagrecer - sempre acreditando que um corpo magro lhe traria paz e felicidade. Foi só depois de muito sofrimento que ela descobriu que a insatisfação profunda que sentia em relação ao corpo não era vaidade nem frescura: era doença. Diagnosticada com transtorno alimentar, Daiana decidiu compartilhar sua história para ajudar as pessoas que sofrem em silêncio por querer se enquadrar em padrões inatingíveis e acabam deixando de aproveitar a própria vida. No livro 'Fazendo as Pazes com o Corpo', ela revela o longo caminho que percorreu para aprender a ficar em paz com seu corpo e com a comida - os altos e baixos, o que deu certo e o que deu errado, as vezes que quis desistir e o momento em que percebeu que existia uma saída. Trazendo entrevistas com nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, ela provoca uma necessária discussão sobre o perigo dos transtornos alimentares, o lado nocivo das redes sociais, o padrão de beleza irreal imposto pela mídia e o papel da autocompaixão no processo de cura.

Fonte: Site Livraria Cultura

A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê

Foto: Divulgação/Livro A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê

Quantas vezes você já se olhou no espelho e desejou que seu nariz fosse um pouco menor, que seus seios fossem mais volumosos, suas coxas, mais grossas e sua barriga, mais durinha? Provavelmente você acredita que, se esses desejos se tornassem realidade, seria mais feliz. No entanto, o que impede a sua felicidade não são esses 'defeitos' que você enxerga em seu corpo, e sim a maneira como se sente em relação a eles. O cruel padrão de beleza imposto pela sociedade tem envenenado a alma das mulheres, tornando-as demasiadamente críticas em relação à aparência. Como é impossível corres­ponder esse modelo, elas se tornam vítimas de distúrbios alimentares e psíquicos na busca de um corpo perfeito, ou se transformam em pessoas inseguras e insatisfeitas.

Em 'A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê', a psicóloga Camila Cury vai ensiná-la a redefinir sua autoimagem e resgatar sua autoestima, ajudando-a a compreender que seu valor como pessoa está dentro de você - e não do lado de fora. Por meio de histórias de pessoas que conseguiram recuperar as rédeas de suas vidas depois de perceberem o mal que sua autoimagem negativa estava causando, este livro vai inspirar você a reencontrar a alegria de se olhar no espelho e a redescobrir o orgulho de ser quem você é.

Fonte: Site Livraria Saraiva

Manual do Amor Próprio

Foto: Divulgação/Livro Manual do Amor Próprio

Por que nos sentimos tristes sem motivo? Por que brigamos tanto com o espelho? Por que não nos achamos bonitas “o suficiente”? Por que não conseguimos largar o trabalho com que não nos identificamos mais? Por que a vida do outro parece tão mais interessante do que a nossa? Por que a grama do vizinho é sempre mais verde? No livro 'Manual do Amor Próprio', Mica Rocha aborda um tema presente na vida de muitas de nós: a baixa autoestima, ou falta de amor próprio, que pode impactar em diversas áreas de nossa vida. Mica usa sua própria história como fio condutor para falar sobre assuntos delicados, como bullying, relacionamentos tóxicos, insatisfação com a vida profissional, e, com a ajuda de uma psicóloga, oferece ferramentas para que a leitora aprenda a se amar e, consequentemente, a ser mais feliz.

Fonte: Site Livraria Cultura

Comer, Rezar, Amar


Foto: Divulgação/Livro Comer, Rezar, Amar

Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo o que sempre quis: um marido apaixonado, uma casa nova e espaçosa, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas ao invés de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico. Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Até que decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu sozinha para uma viagem de um ano pelo mundo. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. Assim, decidiu explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas.

Escrito com ironia, humor e inteligência, o livro 'Comer, Rezar, Amar' é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor.

Fonte: Site Livraria Cultura

O Mito da Beleza


Foto: Divulgação/Livro O Mito da Beleza

No livro 'O mito da Beleza', a jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970. As leitoras e os leitores encontrarão exposta a tirania do mito da beleza ao longo dos tempos, sua função opressora e as manifestações atuais no lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres. Naomi Wolf confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia.

Fonte: Site Livraria Cultura

Livros de terror como você nunca viu: 5 motivos para conhecer a editora Dark Side

Ela é a primeira no Brasil que foca em obras de terror e fantasia.

Conheça 9 livros que vão te inspirar a ser uma pessoa melhor

Hora de dar aquela caprichada no seu eu interior ;)

6 Clubes de assinatura de livros para você ler mais e gastar menos

Por Redação Oba Oba

Atualizado em 9 Abr 2019.