Bandas independentes que não precisam de gravadora pra fazer sucesso

Algumas já assinaram contratos, mas trocaram as promessas pela liberdade de ser independente.

Se estivéssemos em 1993, ou até em 2013, diríamos que ser uma banda independente é muito difícil e que a melhor coisa que poderia acontecer para elas seria assinar um contrato com uma grande gravadora.

+ Seis bandas brasileiras de som próprio que você tem que conhecer
+ Filmes independentes que você tem que conhecer


Pois é, mas não estamos no passado, e o presente vem sendo muito mais favorável para quem caminha com as próprias pernas. Porque, convenhamos, as gravadoras estão quebradas e querem sugar toda a grana das bandas, deixando porcentagens baixas nas vendas dos discos e abocanhando boa parte dos cachês dos shows. Por isso, cá estão cinco bandas que são independentes e colhem os frutos do sucesso no maior estilo do it yourself.

Gloria

Eles já passaram pelas mãos de Rick Bonadio, foram contratados da Arsenal Music, braço da Universal Music, mas se livraram das amarras e estão vivendo um grande momento em sua carreira. Da formação original, apenas Mi Vieira restou, mas os atuais integrantes formam uma das melhores bandas de metal no Brasil. Com pouco mais de 10 anos de estrada, o Gloria tocou no principal palco do Rock in Rio 2011, com bandas como Metallica, Motörhead e acabou de lançar seu primeiro DVD ao vivo, Renascido em Chamas, que conta com o repertório de seu último álbum, [RE]Nascido, de 2012.



Water Rats

Quer saber uma boa fórmula de sucesso, independente de um contrato com uma gravadora ou da falta dele? Junte ótimos músicos, que, de quebra, são amigos de longa data e coloque os caras para tocar juntos. Pelo menos é assim com Water Rats, banda formada por Alexandre Capilé, Grips, Renê, De Rats e B., todos integrantes e ex-integrantes de bandas que marcaram o cenário do hard core e do punk rock brasileiro na década passada. A banda tem dois clipes e um EP. O último clipe é da música “Raging Boring”.



Sugar Kane

Citamos acima o Water Rats, que conta com os vocais de Alexandre Capilé, mas não poderíamos deixar de falar do Sugar Kane em uma lista de boas bandas independentes. Com 17 anos de estrada, a banda já mudou a sua formação e se encontra no momento gravando seu novo disco. Capilé é o único integrante oficial da banda, que conta ainda com André Dea (Vespas Mandarinas), Rick Mastria (ex-Level Nine) e Igor Moderno (ex-Cueio Limão). Vale a pena ouvir pois o grupo marcou a história do hard core melódico dos anos 2000 com o clássico Continuidade da Máquina, de 2003.



Dead Fish

O que dizer sobre o Dead Fish que o mundo já não saiba? O grupo capixaba está na estrada desde 1991 e já teve várias formações que reuniram grandes nomes do rock independente brasileiro. Entre seus principais trabalhos estão os discos Sirva-seSonho Médio, Afasia e Zero e Um, seus primeiros trabalhos. O último, aliás, rendeu o DVD ao vivo MTV Apresenta: Dead Fish, gravado no Hangar 110. Atualmente o grupo está na tour do disco Contra Todos (2009), e seu show é repleto de clássicos dos seus 22 anos de banda.



Mukeka di Rato

Desde 1995 que o hard core punk brasileiro tem um motivo pra se orgulhar e sentir aquele constrangimento gostoso ao mesmo tempo. E esse motivo é o ácido e bem humorado Mukeka di Rato, banda formada por Mozine, Sandro, Paulista e Brek. A banda faz parte do casting da Läjä Records, e está listada aqui para que pudéssemos rasgar um pouco de seda para o selo que vem abastecendo o mercado independente com lançamentos de variadas vertentes e dando apoio para que o rock brasileiro não morra na praia de novo. Olha só que legal o que os malanders promovem:



Vale a pena ouvir o novo

Se as bandas citadas acima não te acrescentam em nada, procure conhecer as novas caras do rock nacional, como Veronica Kills e Name The Band. A sonoridade das duas bandas remetem ao indie, ao stoner rock e ao grunge, fazendo a gente acreditar que vem uma nova geração, uma nova cena e novos bons fãs de rock no Brasil. 

Atualizado em 3 Set 2013.

Por Rodrigo Guarizo
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Carnaval 2019: fique por dentro das músicas que prometem bombar durante a folia

Já tem muito hit por aí que promete bombar no meio da folia!

15 lançamentos de funk que prometem bombar no verão 2019

Entre no ano de 2019 com todos os hits do funk na ponta da língua

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Kings of Leon, Arctic Monkeys, Sam Smith e mais: confira a programação completa (e por dia) do Lollapalooza Brasil 2019

Lista ainda passa por nomes como Lenny Kravitz, Dimitri Vegas & Like Mike, Post Malone e Tribalistas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.