Guia da Semana

As minas estão de parabéns quando o assunto é música, talento e atitude! Felizmente, temos cada vez mais ícones femininos para nos inspirar a ser cada vez mais empoderada. Do rap ao sertanejo, do pop ao funk: tem girl power para todos os gostos musicais!

Conheça 12 cantoras empoderadas que estão arrasando no cenário musical e aproveite para adicioná-las nas suas playlists do Spotify:

1. IZA


Pino Gomes/Divulgação

Caso você não saiba, essa é a IZA, e ela é um mulherão da p*rra! Ela estourou em 2016 com a música "Quem sabe sou eu", já deixando bem claro que quem manda nela é ela mesma. Ela é militante feminista, principalmente no que diz respeito à beleza negra, e suas músicas refletem completamente o seu posicionamento.


2. Marília Mendonça


Globo/Marília Cabral

Marília Mendonça é a maior representante do feminejo, a música sertaneja interpretada apenas por mulheres. Suas músicas falam sobre relacionamento e, mesmo com toda aquela "sofrência" característica do gênero, ela sempre sai por cima e não dá mole pra macho não. Além disso tudo, ela é uma gordinha que não tem medo de quebrar os padrões de beleza e ser maravilhosa!


3. Karol Conká


Globo/Estevam Avellar

A rapper Karol Conká é empoderada do começo ao fim. Negra, feminista e maravilhosa, provavelmente você a conhece pelos hits "É O Poder" e "Tombei", nos quais ela deixa bem claro o que pensa, sem meias palavras. Inclusive ela salvou duas garotas que estavam sendo assediadas em seu hotel e ainda meteu a boca no trombone em seu Instagram, para deixar claro que machistas não passarão.


4. Beyoncé


Shutterstock

Queen B não poderia ficar fora dessa lista. A cantora Beyoncé é referência de feminismo, principalmente pelas opiniões expressadas nas músicas "Run The World (Girls)" e "Flawless", que possui trechos do discurso “Nós Todos Deveríamos Ser Feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Mas a verdade é que a diva vinha sendo feminista desde sua participação no grupo Destiny's Child, quando ela, Kelly Rowland e Michelle Williams gravaram "Independent Women".


5. Lady Gaga


Shutterstock

Lady Gaga é uma grande ativista do movimento feminista, e isso ficou mais evidente ainda com o lançamento do disco "Joanne". Logo na primeira música do álbum, "Diamond Heart", a cantora fala sobre o estupro sofrido quando tinha apenas 19 anos. Já letras como "Come to Mama" e "Hey Girl" falam de sororidade e apoio entre mulheres.


6. Rihanna


Shutterstock

Além de feminista, a cantora Rihanna é um ícone do empoderamento negro. Ela, inclusive, lançou uma linha de maquiagem com 40 tons diferentes de base, incluindo o maior número de variações de cor de pele o possível. Vale lembrar que, em 2009, ela passou por um relacionamento abusivo, assunto sobre o qual ela fala abertamente a fim de influenciar positivamente outras mulheres.


7. Dua Lipa


Shutterstock

A cantora Dua Lipa, de apenas 21 anos, começou a bombar no ano de 2017 com o hit "New Rules", música que fala sobre sororidade ao descrever as regras para superar uma relação que está lhe fazendo mal. Além disso, ela é empoderada por ter chego tão longe com tão pouca idade: também é compositora, modelo e dirige seus próprios clipes.


8. Anitta


João Cotta/Globo

Anitta, considerada a rainha do pop brasileiro, é também um ícone da libertação sexual, um dos importantes pilares do empoderamento feminino. Enquanto a sociedade diz que mocinhas têm que ser comportadas e "do lar", ela rebola até o chão sem se importar com a opinião alheia. A cantora também arrasou ao mostrar suas celulites, sem edição, no clipe de "Vai Malandra".


9. Mc Carol


Fernando Schlaepfer/Divulgação

Mulher, negra, gorda e um símbolo do empoderamento, MC Carol se tornou uma voz feminista nos bailes do Rio de Janeiro e de todo Brasil. Além de levantar a bandeira em prol das mulheres, ela luta pela inclusão social e debate sobre espaço e representação para mulheres negras e plus size. A cantora também ressalta o papel dos índios e escravos na construção social e política do nosso país com a música “Não Foi Cabral”.


10. Taylor Swift


Shutterstock

Taylor Swift já se declarou diversas vezes feminista com orgulho, e esse empoderamento ficou ainda mais visível com o lançamento do álbum "Reputation". Com músicas como "Look What You Made Me Do" e "... Ready For It?", a cantora definitivamente se libertou das opiniões e julgamentos alheios, jogando para o alto sua imagem de boazinha e submissa.


11. Mc Soffia


Divulgação

A rapper mirim Mc Soffia estourou na cena nacional da música com o hit "Menina Pretinha", que fala do empoderamento de meninas negras. Desde então, lançou outras músicas poderosas, apesar de sua pouca idade, como "Barbie Black", "Brincadeira de Menina" e "Minha Rapunzel Tem Dread".


12. Pink


Shutterstock

A cantora Pink, com toda a sua postura badass, inspira mulheres de todo mundo com as suas letras feministas. Suas músicas provocativas, como "So What" e "Slut Like You", são verdadeiras aulas de liberdade e amor próprio. Ela foi uma das primeiras cantoras a se assumir como feminista e expressar suas opiniões militantes.

10 imagens de mulheres poderosas que vão te inspirar a amar o seu corpo

Empodere-se – e viva à beleza plural! ♥

20 filmes com protagonistas femininas poderosas para ver em 2018

De heroínas de ação a criminosas irresistíveis, conheça as mulheres que dominarão os cinemas neste ano

9 coisas que você merece fazer por você mesma neste Dia Internacional da Mulher

Porque você merece esses mimos e MUITO mais nesta data especial

Atualizado em 8 Mar 2018.