Conheça 7 grandes feministas da música pop

Beyoncé, Miley Cyrus e outras cantoras que arrasam quando o assunto é emancipação feminina.

É um bom tempo na música pop para mulheres que vão contra o discurso machista e a frequente objetificação feminina que existe nessa indústria. Depois dos sutiãs queimados do passado, existe um time de cantoras que levantam a bandeira feminista e imprimem nas suas músicas e atitudes tudo o que as mulheres hoje em dia querem (e merecem) ser. 

+ Motivos que comprovam que Lana del Rey é machista 
+ Por que amamos e defendemos Miley Cyrus 
+ Confira o canal de música do Portal ObaOba 

 

Além de adorar, o ObaOba é super a favor e, por isso, resolvemos elencar algumas dessas cantoras. De Miley Cyrus a Pussy Riot, confira grandes feministas da música atual!

Beyoncé

Não é a toa que Queen Bey é considerada uma "feminista dos tempos modernos". Mesmo que seja contra rótulos, as suas letras e atitudes influenciam uma geração de mulheres, além, é claro, de colocar os machistas no chinelo. Um exemplo? Run The World (Girls). Mais um? Diva. Isso é que é atitude!

Miley Cyrus

Nem precisa dizer muita coisa, não é? Mesmo que carregue uma legião de haters nas costas, Miley Cyrus não está nem aí para julgamentos. Carrega, com orgulho, a bandeira da libertação sexual - e é um dos melhores exemplos disso. O novo disco, Bangerz, além de suas atitudes recentes, são praticamente um hino conta qualquer tipo de preconceito.

Lily Allen

Não é de hoje que Lily Allen adora alfinetar a hipocrisias da sociedade. Depois de mandar o presidente Bush tomar no c* e dar recados nada simpáticos para adeptas dos padrões (bizarros) de beleza, Allen continua a exalar mensagens políticas com as suas músicas mais recentes. O maio hino, sem dúvidas, é "Not Fair", em que fala sobre um homem ruim de cama, trazendo à tona o tabu da masturbação feminina.

Rihanna  

Apesar das polêmicas acerca da sua (conturbada) relação com Chris Brown, Rihanna também represente um grande passo na emancipação feminina. Vítima de violência doméstica, a cantora deu a cara e mostrou ao mundo a gravidade desse drama, inspirando milhares de mulheres que já passaram (e ainda passam) por situações parecidas. Mesmo que, à época, tenha reatado com o ex, isso só prova a atitude de que as mulheres são livres de suas escolhas. Hoje, sua música e atitudes representam que ela não está nem aí para o que os outros falam. Arrasou, Riri!

Lorde

Nova queridinha da música, Lorde não tem papas na língua para dizer o que pensa. Critica o pop descartável e o discurso ultrapassado que ele representa, além de alfinetar cantoras que seguem por essa linha. "Estou cansada de ver mulheres sendo retratadas desse jeito", afirmou, recentemente, à Rolling Stone. You go, girl!

Grimes

Declaradamente conta a objetificação da mulher, Grimes já se pronunciou à respeito diversas vezes, inclusive no seu Tumblr pessoal. Ela também já se disse estar cada vez mais chocada com a indústria musical. Com isso, Grimes representa o time de mulheres que usa do seu corpo como arma contra o machismo, mostrando-se dona de si.

+Pussy Riot

Fazer parte de minorias na Rússia pode ser o pior pesadelo que alguém pode enfrentar. É o caso da banda de punk Pussy Riot que, aliás, permaneceu em exílio por afirmar publicamente, em forma de protestos, as suas posições políticas. Com som pesado, o discurso das meninas é categórico e, muitas vezes, radical. A intolerância religiosa foi outro tema que trouxe julgamento em cima das garotas, mostrando que elas estão aqui para denunciar todo o tipo de comportamento ortodoxo.  

++Valesca

Falar de feminismo no Brasil e não falar de Valesca chega a ser ultrajante. Mesmo que tenha uma pesada crítica em relação a seu comportamento, Valesca representa um time de funkeiras que usam a objetificação da mulher (tão frequente nesse tipo de música) a seu favor. A bandeira aqui é "meu corpo, minhas regras". A cantora aliás, já é tema de mestrado e de rodas de discussões acerca do feminista, tendo um time de adept@s a seu favor. Como não amar?

Atualizado em 11 Jul 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Dua Lipa, Twenty One Pilots e mais: 17 possíveis atrações do Lollapalooza Brasil 2019

A lista ainda passa por nomes como Florence + The Machine e Travis Scott

Só hits: as melhores músicas de 2018... até agora

Os melhores hinos nacionais e internacionais que fizeram a gente dançar até o chão

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018 e prepare-se para torcer pelo Brasil

Já tem música oficial da Coca-Cola, da Brahma e até funk temático pra animar a torcida brasileira!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.