Conheça 7 grandes feministas da música pop

Beyoncé, Miley Cyrus e outras cantoras que arrasam quando o assunto é emancipação feminina.

É um bom tempo na música pop para mulheres que vão contra o discurso machista e a frequente objetificação feminina que existe nessa indústria. Depois dos sutiãs queimados do passado, existe um time de cantoras que levantam a bandeira feminista e imprimem nas suas músicas e atitudes tudo o que as mulheres hoje em dia querem (e merecem) ser. 

+ Motivos que comprovam que Lana del Rey é machista 
+ Por que amamos e defendemos Miley Cyrus 
+ Confira o canal de música do Portal ObaOba 

 

Além de adorar, o ObaOba é super a favor e, por isso, resolvemos elencar algumas dessas cantoras. De Miley Cyrus a Pussy Riot, confira grandes feministas da música atual!

Beyoncé

Não é a toa que Queen Bey é considerada uma "feminista dos tempos modernos". Mesmo que seja contra rótulos, as suas letras e atitudes influenciam uma geração de mulheres, além, é claro, de colocar os machistas no chinelo. Um exemplo? Run The World (Girls). Mais um? Diva. Isso é que é atitude!

Miley Cyrus

Nem precisa dizer muita coisa, não é? Mesmo que carregue uma legião de haters nas costas, Miley Cyrus não está nem aí para julgamentos. Carrega, com orgulho, a bandeira da libertação sexual - e é um dos melhores exemplos disso. O novo disco, Bangerz, além de suas atitudes recentes, são praticamente um hino conta qualquer tipo de preconceito.

Lily Allen

Não é de hoje que Lily Allen adora alfinetar a hipocrisias da sociedade. Depois de mandar o presidente Bush tomar no c* e dar recados nada simpáticos para adeptas dos padrões (bizarros) de beleza, Allen continua a exalar mensagens políticas com as suas músicas mais recentes. O maio hino, sem dúvidas, é "Not Fair", em que fala sobre um homem ruim de cama, trazendo à tona o tabu da masturbação feminina.

Rihanna  

Apesar das polêmicas acerca da sua (conturbada) relação com Chris Brown, Rihanna também represente um grande passo na emancipação feminina. Vítima de violência doméstica, a cantora deu a cara e mostrou ao mundo a gravidade desse drama, inspirando milhares de mulheres que já passaram (e ainda passam) por situações parecidas. Mesmo que, à época, tenha reatado com o ex, isso só prova a atitude de que as mulheres são livres de suas escolhas. Hoje, sua música e atitudes representam que ela não está nem aí para o que os outros falam. Arrasou, Riri!

Lorde

Nova queridinha da música, Lorde não tem papas na língua para dizer o que pensa. Critica o pop descartável e o discurso ultrapassado que ele representa, além de alfinetar cantoras que seguem por essa linha. "Estou cansada de ver mulheres sendo retratadas desse jeito", afirmou, recentemente, à Rolling Stone. You go, girl!

Grimes

Declaradamente conta a objetificação da mulher, Grimes já se pronunciou à respeito diversas vezes, inclusive no seu Tumblr pessoal. Ela também já se disse estar cada vez mais chocada com a indústria musical. Com isso, Grimes representa o time de mulheres que usa do seu corpo como arma contra o machismo, mostrando-se dona de si.

+Pussy Riot

Fazer parte de minorias na Rússia pode ser o pior pesadelo que alguém pode enfrentar. É o caso da banda de punk Pussy Riot que, aliás, permaneceu em exílio por afirmar publicamente, em forma de protestos, as suas posições políticas. Com som pesado, o discurso das meninas é categórico e, muitas vezes, radical. A intolerância religiosa foi outro tema que trouxe julgamento em cima das garotas, mostrando que elas estão aqui para denunciar todo o tipo de comportamento ortodoxo.  

++Valesca

Falar de feminismo no Brasil e não falar de Valesca chega a ser ultrajante. Mesmo que tenha uma pesada crítica em relação a seu comportamento, Valesca representa um time de funkeiras que usam a objetificação da mulher (tão frequente nesse tipo de música) a seu favor. A bandeira aqui é "meu corpo, minhas regras". A cantora aliás, já é tema de mestrado e de rodas de discussões acerca do feminista, tendo um time de adept@s a seu favor. Como não amar?

Atualizado em 11 Jul 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Carnaval 2019: fique por dentro das músicas que prometem bombar durante a folia

Já tem muito hit por aí que promete bombar no meio da folia!

15 lançamentos de funk que prometem bombar no verão 2019

Entre no ano de 2019 com todos os hits do funk na ponta da língua

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Kings of Leon, Arctic Monkeys, Sam Smith e mais: confira a programação completa (e por dia) do Lollapalooza Brasil 2019

Lista ainda passa por nomes como Lenny Kravitz, Dimitri Vegas & Like Mike, Post Malone e Tribalistas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.