Conheça cinco selos que abastecem o mercado musical

Selos ajudam a gerenciar carreiras e distribuir discos de artistas novos e consagrados.

Antigamente o sonho de um artista era assinar com uma grande gravadora e ter a sua carreira gerida por milhões de dinheiros. Mas esse sonho já não condiz com a atual realidade das gigantes da música, afinal de contas, todos sabem que as gravadoras estão quebradas, visto que a internet democratizou de uma vez por todas a forma de ouvir música.

► Confira mais novidades de música no nosso canal especial
►Ouça os cantores recordistas em participações nas músicas de outros artistas

Mesmo assim, gerir a sua própria carreira é uma tarefa extremamente difícil, ainda mais quando se precisa vender shows, distribuir discos e, o mais importante, compor novas músicas. E é nesse momento de desespero que entram em cena os selos, que funcionam como uma gravadora, mas não enxergam os artistas como um pedaço de carne ou como uma mina de ouro. Para você conhecer um pouco mais sobre essas “empresas”, listamos alguns selos que tem sido responsáveis por alguns dos maiores lançamentos dos últimos tempos. Veja:

Ed Bangers: O selo francês Ed Bangers é simplesmente um dos responsáveis pelos maiores nomes da EDM nos últimos dez anos. Líderado por Busy P, o selo conta com nomes como Justice, Breakbot, Mr. Oizo, Uffie e SebastiAn, entre outros tão importantes quanto esses listados acima. O principal ano desse selo que completa sua primeira década em 2013 foi em 2007, quando o mundo tomou conhecimento da força do Justice, com o excelente álbum Cross, que se tornou um dos maiores discos de música eletrônica de todos os tempos.

Mad Decent: Liderada por Diplo, a Mad Decent tem lançado alguns dos discos mais legais dos últimos anos – e dos próximos também. Um dos principais lançamentos do selo foi a música “Pon De Floor”, do Major Lazer, que é um tipo de “Pump up The Jam” dos anos 2000. E o Brasil está sendo muito bem representado no rolê com o Bonde do Rolê, que teve o seu último disco, Tropicalbacanal, produzido pelo próprio Diplo, que inclusive participou do clipe de “Kilo”. Outros grandes nomes do selo são Zeds Dead, Rusko, Crookers e Dillon Francis.

OWSLA: O selo OWSLA tem o papel de realmente destacar novos artistas e ele cumpre o que promete, tanto que desde o seu lançamento já reúne alguns dos principais nomes da música eletrônica na atualidade. Zedd, por exemplo, vem colaborando com o novo álbum da Lady Gaga e produziu a track “Beauty And The Beat” de Justin Bieber e Nicky Minaj. Porter Robinson, de apenas 20 anos, é dono de uma das faixas mais bem aproveitadas de 2012, já que “Language”, além de ser uma música incrível, rendeu dezenas de remixes e mashups. Subfocus, Skream, The M Machine e Alex Metric são outros destaques do selo.

Domino: Um mar de opções para um indie descolado. Assim podemos definir a Domino Records, um dos maiores selos do mundo, que reúne nomes como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Hot Chip e The Kills, parecendo ser mais uma gravadora do que um simples selo. Bandas como She & Him e The Dirty Projectors também fazem parte dos quase 150 artistas associados ao grupo.

Laja Records: Bem, a Laja não é uma gigante no mercado, mas se a música independente respira no Brasil, muito se tem a agradecer pelo selo canela verde fundado por Fábio Mozine, homem por trás de bandas como Mukeka Di Rato, Os Pedrero e Merda. Nos últimos lançamentos do selo, nomes como Sugar Kane, Ratos de Porão, Leptospirose se juntam aos mais de 100 títulos que a Laja já botou nas ruas. Vida longa ao rock sujo e verdadeiro!

Atualizado em 27 Fev 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Dua Lipa, Twenty One Pilots e mais: 17 possíveis atrações do Lollapalooza Brasil 2019

A lista ainda passa por nomes como Florence + The Machine e Travis Scott

Só hits: as melhores músicas de 2018... até agora

Os melhores hinos nacionais e internacionais que fizeram a gente dançar até o chão

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018 e prepare-se para torcer pelo Brasil

Já tem música oficial da Coca-Cola, da Brahma e até funk temático pra animar a torcida brasileira!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.