Ouça 15 músicas de protesto

Em meio à revolução brasileira, relembre músicas de protesto da história.

O Brasil está tomado pelo sentimento de revolução. O que começou como protesto às tarifas do transporte público em algumas capitais, cresceu e tornou-se indignação coletiva com repercussão e apoio internacional.  

Para acompanhar o momento político, ferver o sangue e aguçar os sentidos, segue uma lista com 15 músicas de protesto que nunca foram tão atuais.

1.The Revolution Will Not Be Televised – Gil Scott Heron

Em 1970, Gil Scott Heron já dava o aviso. A versão original da música conta apenas com versos e percurssão. Seu título é inspirado no slogan das várias manifestações dos anos 60, e ainda representa muito bem o cenário atual.

2. Fight the Power – Public Enemy

Um dos grupos que revolucionou não só as batidas como o discurso do rap, abordando temas como consciência política e manipulação da mídia.

3. Polícia – Titãs

Sem ofensas para quem está aqui para servir e proteger, mas as ações desproporcionais da PM nestes eventos levantou ainda mais a questão da desmilitarização da polícia. E a quarta faixa do excelente álbum Cabeça Dinossauro dos Titãs, cai como uma luva neste debate.

4. Pânico em SP – Inocentes

Ainda na pegada nacional, o Inocentes é uma das primeiras (e mais importantes) bandas de punk rock brasileira, formada por jovens da periferia de São Paulo. Antes mesmo de gravarem seu primeiro LP, a banda já era referência em todo país, fazendo parte do line up do lendário festival “O Começo do Fim do Mundo” em  1982. E a letra descreve exatamente o que os manifestantes passaram.

5. The Times Are A-Changin’ – Bob Dylan

Conhecido por suas letras questionadoras e politizadas, o beatnik queridinho do folk já alertava lá nos anos 60 que as coisas estavam mudando. Imagine agora com celulares com câmeras e 3G?

6. Change is Gonna Come – Sam Cooke

Uma das músicas que embalaram a luta pelos direitos civis durante os anos 60, foi lançada pouco depois da morte de seu compositor, Sam Cooke. Além de ser considerada a décima segunda melhor música de todos os tempos pela Rolling Stone, “A Change is Gonna Come” é capaz de inspirar as pessoas até nos dias de hoje.

7. People Have the Power – Patti Smith

Musa punk, poetisa, rocker e ativista. Também conhecida por cair de um palco de dois metros enquanto girava, em transe, durante uma performance e continuar vivona. Lançada em 1988, a música não poderia expressar melhor a união, solidariedade e articulações que estão rolando nas redes.

8. Não É Sério - Charlie Brown Jr

Este ano perdemos um ícone do rock nacional. Goste, não goste, você conhece Charlie Brown Jr. e sabe cantar no mínimo uma música ou duas. Essa é uma delas, em que ele canta sobre o tratamento do jovem pela mídia. Parecido com o que foi reproduzido pela grande mídia no início das manifestações. O jovem parece que ouviu, e está querendo ser levado a sério. 

9. Geração Coca Cola - Legião Urbana

Ano de lançamento do filme "Faroeste Caboclo", Legião Urbana volta com força à memória de todo mundo (incluindo quem falava mal e hoje é fã). E nada melhor do que Geração Coca Cola para representar a revolução do jovem, futuro da nação, que finalmente está pronto para ter opinião própria.

10. Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré

Ou Caminhando, marcou época, falando da maneira como o regime controlava e tratava a população na ditadura militar. De 68, a música é do mesmo ano que Geraldo foi obrigado a se exilar. E ele lembra: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. E pede pelo aprendizado.

11. Revolution - Beatles

O rockabilly dançante da banda britânica que conquista, até hoje, os coraçõezinhos jovens e maduros, canta o desejo da maioria dos protestantes no Brasil: a revolução, a mudança, sem violência. E emendam, é hora de libertar a mente!

12. Killing in the Name – Rage Against the Machine

O nome da banda já diz tudo. Os californianos que tocam rap metal desde o começo dos anos 90 são conhecidos pela música pesada e letras políticas que acabaram se tornando verdadeiros hinos para os jovens. Quem tem menos de 30 anos e nunca gritou “fuck you, I won’t do what they tell me” não sabe o que é vida.

13. White Riot – The Clash

Banda da nata do punk inglês 77 conhecida por misturar elementos do raggae, ska, dub, rockabilly, funk e rap. O Clash também é uma das maiores referências de bandas políticas com letras que vão da Guerra Civil Espanhola aos problemas da Nicarágua. São considerados também os burguesinhos do punk (é incrível como filho de embaixador tem vocação pra banda punk, não?), e com essa música convocavam os jovens brancos a acharem uma boa causa e lutarem por ela. Pra quem não se conforma com a classe média indo às ruas filmando os confrontos pelo iphone, encontramos os culpados.

14. É - Gonzaguinha

Saindo um pouco do rock, e voltando à música nacional, É, de Gonzaguinha, tem uma mensagem bem direta: a vontade de um povo. Na ditadura, 54 das 72 músicas lançadas foram censuradas. Foi recalcadamente apelidado de "cantor rancor", mas de uma coisa ele estava certo, "A gente quer valer nosso suor".

 15. Get Up, Stand Up - Bob Marley

A música fala por si. Bob Marley, em 1973, reclamava os direitos e deveres do povo, lembrava do valor da vida, e a necessidade de se erguer e lutar, em vez de esperar a religião salvar a todos. A mensagem que fica para o Brasil, hoje, é essencialmente a mesma, levante e lute, não espere que alguém faça isso por você.

Apoio Débora Cassolatto

Atualizado em 17 Jun 2013.

Por Julia Bueno e Débora Cassolatto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Dua Lipa, Twenty One Pilots e mais: 17 possíveis atrações do Lollapalooza Brasil 2019

A lista ainda passa por nomes como Florence + The Machine e Travis Scott

Só hits: as melhores músicas de 2018... até agora

Os melhores hinos nacionais e internacionais que fizeram a gente dançar até o chão

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018 e prepare-se para torcer pelo Brasil

Já tem música oficial da Coca-Cola, da Brahma e até funk temático pra animar a torcida brasileira!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.