Guia da Semana

Quem é que não ama um sertanejo sofrência, não é mesmo? Esse gênero está bombando e ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Corações partidos, desilusões, traições e até falta de dinheiro são alguns dos temas das músicas mais populares - e haja cachaça para aguentar tanta fossa!

Para embalar essa sequência de 7x1 que é a nossa vida, nós preparamos uma playlist com o melhor do sertanejo sofrência de 2017, com clássicos e novidades pra machucar o coração! No fim da matéria você encontra esta mesma lista no Spotify, para você seguir e levar a sofrência contigo!

1. Modo Sofrimento - Henrique & Juliano

A música "Modo Sofrimento", de Henrique & Juliano, foi lançada no Youtube em julho de 2017 - e o título basicamente explica do que se trata a música, né?


2. De Quem é a Culpa? - Marília Mendonça

Marília Mendonça, a rainha da sofrência, lançou o DVD "Realidade" em 2017 recheado de sofrência! A música "De Quem é a Culpa?" é um ótimo exemplo disso!


3. Cadeira de Aço - Zé Neto & Cristiano

"Cadeira de Aço" conta a história de alguém que está passando por poucas e boas numa mesa de boteco. O hit de Zé Neto & Cristiano foi lançado em outubro de 2016.


4. De Trás Pra Frente - Henrique & Juliano

"O problema dos erros é que às vezes eles beijam bem..." - se identificou? A música "De Trás Pra Frente", de Henrique & Juliano, fala de um amor que tinha tudo para dar errado, mas sem o qual não dá para ficar sem!


5. Modão Duído - Michel Teló part. Maiara & Maraísa

Da parceria incrível de Michel Teló com a dupla Maiara & Maraísa, nasceu a música "Modão Duído", que basicamente resume o que é viver na sofrência! O hit foi lançado em maio de 2017 e já está bombando nas rádios.


6. Ressaca de Saudade - Wesley Safadão

Wesley Safadão lançou o hit "Ressaca de Saudade" em junho de 2017, em sua turnê pelos Estados Unidos. Só pelo nome já dá para ver que a sofrência está garantida!


7. Medida Certa - Jorge & Mateus

A música "Medida Certa", lançamento de Jorge & Mateus, pode até ter esse ritmo animadinho, mas conta a história de alguém que não consegue superar o crush! Se identificou?


8. Até o Tempo Passa - Marília Mendonça

"Se até o tempo passa, imagina o seu amor!" Essa é a lição moral do novo hit da rainha da sofrência, Marília Mendonça. Para te ajudar a superar aquela bad de fim de namoro!


9. Ninguém é de Ferro - Wesley Safadão part. Marília Mendonça

Com a música "Ninguém é de Ferro", a fossa é garantida! Afinal, chorar não paga imposto e nem faz mal pra saúde né? Wesley Safadão, com participação de Marília Mendonça, lançou essa música em fevereiro de 2017.


10. Bateria Acabou - Zé Neto & Cristiano part. Marília Mendonça

Quem é que nunca ficou com vontade de pegar o celular e ligar para aquela pessoa, né? É disso que fala a música "Bateria Acabou", de Zé Neto & Cristiano com participação de Marília Mendonça.


11. Ei, Saudade - Marília Mendonça

"Ei, Saudade" machuca o coração! Marília Mendonça, em mais um hit de seu novo DVD "Realidade", dá uma aula de sofrência para os amantes de sertanejo. A música foi lançada em janeiro de 2017.


12. Amigo Taxista - Zé Neto & Cristiano

Depois de beber todas por conta de uma desilusão amorosa, Zé Neto & Cristiano precisam recorrer ao "Amigo Taxista" pra conseguir voltar pra casa! Impossível não se identificar com essa música sofrida, que foi lançada em janeiro de 2017.


13. Regime Fechado - Simone & Simaria

A música "Regime Fechado", de Simone & Simaria, não é tão recente, mas o clipe acabou de sair do forno! A música é muito boa e, o clipe, melhor ainda, pois conta com a participação especial de diversos artistas.


14. Bebida Com Saudade - Henrique & Juliano

Bebida com saudade, definitivamente, NÃO combinam né? A música faz parte do DVD "O Céu Explica Tudo", de Henrique & Juliano, e foi lançada em julho de 2017.


15. Eu Sei de Cor - Marília Mendonça

"Vai tentar abrir a porta desse amor quando eu tiver jogado a chave fora!" Marília Mendonça pisa na cara do boy com essa sofrência. A música "Eu Sei de Cor" é destaque do DVD "Realidade".


16. Dito e Feito - Zé Neto & Cristiano

A música "Dito e Feito", de Zé Neto & Cristiano, descreve a pior situação possível após um término de relacionamento: encontrar o(a) seu(ua) ex no bar beijando outra pessoa. Sofrência garantida!


17. Ar Condicionado no 15 - Wesley Safadão

"Ar Condicionado no 15" faz parte do novo DVD do Safadão: "WS In Miami Beach". A letra é até que moderada na sofrência, mas o ritmo, carregado no forró e no arrocha, não deixa dúvidas.


18. Tô Fazendo Amor - Lucas Lucco part. Jorge & Mateus

Para variar um pouco, a música "Tô Fazendo Amor", de Lucas Lucco com participação de Jorge & Mateus, fala de um casal apaixonado, e não de uma desilusão amorosa. Mas assim, amar também é sofrer um pouquinho, né?


19. Oitava Dose - Matheus & Kauan

A dupla Matheus & Kauan tão tomando a "Oitava Dose" sem gelo para esquecer um grande amor! Essa é 100% para curtir a fossa.


20. Vizinho Abaixa o Som - Rogério Ferrari part. Gusttavo Lima

Se você ainda não conhece Rogério Ferrari, depois de "Vizinho Abaixa o Som" não vai conseguir mais esquecer! Nesta parceria com o cantor Gusttavo Lima, a sofrência rola solta.


21. Do Teto ao Chão - Matheus & Kauan

"Finjo que não, mas do teto ao chão só vêm lembranças de você" - já deu para sentir a intensidade da bad, né? Matheus & Kauan lançaram o hit em fevereiro de 2017, no DVD "Na Praia 2".


22. Meu Coração Deu PT - Wesley Safadão part. Matheus & Kauan

Se o seu coração já deu PT (perda total) por alguém, você vai se identificar totalmente com essa música! O hit de Wesley Safadão, com participação de Matheus & Kauan, foi lançado em 2016, mas merece o seu espaço em nossa lista.


23. Nessas Horas - Matheus & Kauan

Essa é pra ouvir chorando! Quem é que nunca viveu um relacionamento à distância, né? Matheus & Kauan lançaram a música "Nessas Horas" em abril de 2017, em seu DVD "Na Praia 2".


24. Sorte Que Cê Beija Bem - Maiara & Maraísa

Essa é para aquele cara/mina que só te dá problema, mas você não consegue largar! A dupla Maiara & Maraísa lançaram essa música em janeiro de 2017, em seu DVD "Ao Vivo Em Campo Grande".


25. 10% - Maiara & Maraísa

E, falando em Maiara & Maraísa, que tal relembrar onde tudo começou? A música "10%" foi o primeiro estouro da dupla e, acredite, a sofrência tá garantida.


26. Medo Bobo - Maiara & Maraísa

A música "Medo Bobo" é a prova de que às vezes a sofrência tem um final feliz! A dupla Maiara & Maraísa cantam sobre superar obstáculos para viver um grande amor.


27. Raspão - Henrique & Diego part. Simone & Simaria

Reencontrar o(a) ex na rua - principalmente se ele(a) estiver acompanhado(a) - nunca vai ser fácil! A dupla Henrique & Diego, com participação das coleguinhas Simone & Simaria, explicam bem como é isso na música "Raspão".


28. Esqueci Você - Henrique & Diego

E falando de Henrique & Diego e de sofrência, como não lembrar da música "Esqueci Você"? Apesar de ter sido lançada em 2015, o grau de sofrência com certeza a coloca na nossa playlist!


29. Mudou a Estação - Marília Mendonça part. Henrique Juliano

A música "Mudou a Estação" é o resultado mais recente da já conhecida parceira entre Marília Mendonça e a dupla Henrique & Juliano. Com esses nomes de peso, qual a dúvida de que o grau do sofrimento é alto?


30. Recaídas - Henrique & Juliano

Old but gold! Falando de Henrique & Juliano, como não listar a música "Recaídas", um verdadeiro hino para qualquer sofredor?


31. 126 Cabides - Simone & Simaria

As coleguinhas sabem como machucar! A música "126 cabides", de Simone & Simaria, conta a história de um marido que foi embora de casa, deixando para trás só os cabides. Triste, não?


32. Chave Cópia - Felipe Araújo part. Jorge & Mateus

"Chave Cópia", lançada em março de 2017 pelo cantor Felipe Araújo, e com participação da dupla Jorge & Mateus, fala de um relacionamento que vive naquele vai-e-volta. Quem nunca?


33. A Mala é Falsa - Felipe Araújo part. Henrique & Juliano

E, falando em Felipe Araújo, tem música com participação especial da dupla Henrique & Juliano também! "A Mala é Falsa" fala de um relacionamento que está quase no seu fim, o que também faz muita gente sofrer, né?


34. Amor Mal Resolvido - Simone & Simaria

A música "Amor Mal Resolvido" foi resultado da parceria maravilhosa de Simone & Simaria e Jorge & Mateus! O título é bem autoexplicativo, né?


35. Saudade do Caramba - João Neto & Frederico

A música "Saudade do Caramba" é o trabalho mais recente da dupla João Neto & Frederico! A letra descreve perfeitamente como é beber e querer stalkear o ex - nunca dá certo!


36. Moda Derramada - João Neto & Frederico

Quando a moda é derramada, é porque tem MUITA sofrência envolvida! A música, da dupla João Neto & Frederico, pode ser mais antiga, mas não poderia faltar na nossa lista.


37. Chorou na Escadaria - João Neto & Frederico

"Chorou na Escadaria" é uma música mais recente da dupla João Neto & Frederico. Se você já foi pra balada com o coração partido, com aquela pessoa no pensamento, você vai se identificar com essa letra!


38. 50 reais - Naiara Azevedo part. Maiara & Maraísa

Só esse trio de musas para ter tanta classe ao pegar o marido traindo, né? O hit "50 Reais", de Naiara Azevedo com participação de Maiara & Maraísa, não poderia ficar de fora da nossa listinha.


39. Radinho do Seu Zé - Naiara Azevedo

Mas nem só de "50 reais" é feita a carreira da cantora Naiara Azevedo! A música "Radinho do Seu Zé", por exemplo, é uma boa para quem tá afim de sofrer um pouquinho.


40. Inquilino - Naiara Azevedo part. Zé Neto & Cristiano

A sofrência é tanta que atrasar o aluguel pode até ser culpa do seu ex! Naiara Azevedo, com participação de Zé Neto & Cristiano, conta como isso é possível em "Inquilino".


41. Vira a Faixa Cidadão - Naiara Azevedo part. Gusttavo Lima

A música "Vira a Faixa Cidadão", do DVD "Contraste", é o trabalho mais recente da cantora Naiara Azevedo. O hit conta com a participação de ninguém mais, ninguém menos, do que Gusttavo Lima!


42. Antigo Morador - Higor Rocha

Sempre bom conhecer novas vozes da sofrência, né? Higor Rocha lançou em março de 2017 a música "Antigo Morador". Para quem é fã do gênero, a música é um prato cheio!


43. Incerteza - Matheus & Kauan

A música "Incerteza", de Matheus & Kauan, é mais antiguinha, mas é um clássico do DVD "Na Praia" que não pode ser esquecido! Qualquer apaixonado vai se identificar com a letra.


44. Decide Aí - Matheus & Kauan

"Decide Aí" também faz parte do DVD "Na Praia" e não poderia ser mais sofrido. A dupla Matheus & Kauan deixa claro que na farmácia não vende remédio pra saudade!


45. Seu Polícia - Zé Neto & Cristiano

A música "Seu Polícia" foi um dos hits que fizeram a dupla Zé Neto & Cristiano estourar. É tanta sofrência que só escutando mesmo para entender!


46. Paredes - Jorge & Mateus

"Paredes", da dupla Jorge & Mateus, fala de uma saudade - muuuita saudade! Algum nome veio a sua mente ao ler isso?


47. Duvido Você Não Tomar Uma - Simone & Simaria

A música "Duvido Você Não Tomar Uma", da dupla Simone & Simaria, fala de uma coisa que todos nós, sofredores, já sabemos faz tempo: a cachaça cura desilusão amorosa! E quando a saudade bater, a gente duvida você não tomar uma!


48. Meu Violão e o Nosso Cachorro - Simone & Simaria

E já que estamos falando de Simone & Simaria, que tal relembrar o hit que lançou a dupla para o Brasil todo? A música "Meu Violão e o Nosso Cachorro" conta a história de um casal que está se separando.


49. Como Faz Com Ela - Marília Mendonça

E se é pra relembrar começo de carreira nacional, não tem como esquecer da música "Como Faz Com Ela", da Marília Mendonça! Pra machucar o coração MESMO.


50. Infiel - Marília Mendonça

E, para fechar essa lista com muita sofrência, nada melhor do que "Infiel", hit de Marília Mendonça do ano de 2015. Passe o tempo que passar, essa música vai continuar sendo um hino dos sofredores!



Agora curta nossa playlist no Spotify:

Para atualizar sua playlist: os 47 melhores lançamentos de funk de 2017

No fim da matéria você encontra essa lista em versão de playlist do nosso Spotify, para você seguir e curtir!

Pra rebolar a noite toda: confira nossa playlist com o melhor do pop nacional em 2017

Só as divas mais bombadas do pop nacional: Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla e muito mais

As melhores músicas eletrônicas de 2017... até agora

Os hits que estão bombando nas baladas, rádios e nas paradas de sucesso

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 21 Ago 2017.