Você era emo? Então relembre a época que deixa saudades

Pulseiras de bolinha, fotolog, bandinhas emo, galeria do rock, piercings e muito mais.

Você era emo? Dá para acreditar que faz mais de 10 anos que a moda pegou no Brasil? Quem viveu nessa época em que idas a shows de bandas hardcore, visitas constantes a galeria do rock e miguxização da vida eram normais, com certeza guarda com carinho diversas lembranças.

+ Um guia para você ser hipster - só que ao contrário
+ Tendências que deveriam ter ficado em 2012 - ou nunca terem aparecido
+ Conheça o estilo coxipster e identifique-se

O emo nunca foi apenas um jeito de se vestir; essa onda surgiu a partir do estilo musical “emotional hardcore” - uma vertente do rock com características melódicas e sentimentais – nos Estados Unidos. Apesar de ter dado as caras em meados da década de 80, o estilo se tornou popular no começo do século 21, com a ascensão de bandas como Dashboard Confessional.

Se você não viveu a época, não sabe como foi bom e também provavelmente não tem tantas histórias para contar. Confira as características da época emo que mais deixam saudades – ou não:

1) Cinto de rebite

Quem nunca, né? Tinha gente que chegava a usar até dois de uma vez – vai entender. Os mais comuns eram de couro preto com rebites prateados, mas também existiam os coloridos e pretos.

2) Colar e pulseira de bolinha

Colares e pulseiras de bolinha eram muito comuns - inclusive nos meninos. As cores mais usadas eram brancas e pretas, mas claro, existia de todas as cores.

3) Mochilas de oncinha

Por mais cafona que possa parecer, as famosas mochilas de pelúcia com estampa de oncinha, que custavam R$30 na Galeria do Rock, deixam saudades.

4) Mad Rats

Quem era boy, tinha Vans, mas a maior parte das pessoas usava Mad Rats - uma marca com os mesmos modelos de tênis, mas com preços mais razoáveis.

5) Lacinho

A maioria das meninas usava lacinhos em seus looks - principalmente no cabelo -, afinal, a maior parte delas atendia pelo codinome “doll” – risos.

6) Cerejas

Ninguém nunca soube porque cerejas eram tão populares entre os emos, mas uma coisa é fato: tem muita marmanja por aí que se arrependeu de ter ido escondido na galeria do rock e tatuado uma cereja na época emo – HAHA.

7) Apelidos/dialeto tosco

Senhoritos e senhoritas, cherry doll, emodoll, maridá, miguxo. Tudo escrito com muito x, alternação de tamanho de letras e acompanhado de um sentimentalismo exagerado. E o costume de se referir aos outros por seu endereço do fotolog, a rede social que bombava época. 

8) Piercings mil

O rolê era ir à Galeria do Rock e fazer piercings, não importava onde e nem a sua idade, o que valia mesmo era se furar e desfilar por aí com  as mais diversas jóias - diferente de hoje em dia, que a galera prefere se tatuar ao invés de fazer piercings.

9) Fotolog

Se você já ficou vários dias esperando dar meia noite para conseguir fazer um Fotolog.net, sabe do que estou falando. Fotologs eram praticamente obrigatórios para essa galera. Pode-se dizer que eles tinham a mesma relevância que o Instagram tem hoje. E claro, limitações como poder postar uma foto por dia, apenas 12 comentários e o desejo pelo “Gold Camera” deixam saudades <3

10) Munhequeiras

Era um dos acessórios mais comuns, que hoje em dia ninguém mais lembra que já existiu. Munhequeiras de estrelinhas, quadriculadas, com bichinhos, frases ou com patch de banda.

11) Pegação em massa

Se você foi emo, com certeza não lembra quantas pessoas você pegou na época. Reza a lenda que no Atari já rolou até beijo sextuplo. E foi nessa época que muita gente começou a se relacionar com pessoas do mesmo sexo e a melhor parte: sem tabu algum.

12) Rolês mil

Atari, Bocage e shows em lugares como Tribe e Hangar. Chegando cedo pra beber um vinho na garrafa plástico na porta antes de entrar.

13) Bandinhas

A cena emo brasileira fez história com grandes bandas que até hoje fazem sucesso como Fresno, Nx Zero, Dance of Days e For Fun - só para citar algumas. Os emos se identificavam demais com as letras dessas músicas, que, na maioria dos casos, eram sentimentais, e postavam trechos no Fotolog e no subnick do MSN.

14) Fotos específicas 

Sabe aquelas fotos tiradas de cima? Com direito a mãozinha na boca, franja jogada no rosto e nunca com um sorriso estampado? Então...


15) Franjas

Se você não era emo, mas mesmo assim usava franja, com certeza já foi zuado por isso. É que todos os emos, sem exceção, usavam franja; a maioria delas compridas e mega alisadas, cobrindo pelo menos metade do rosto.

16) Sobrenomes

Além dos apelidos citados acima, era super comum que a galera substituísse o seu sobrenome pelo de cantores de bandas emo famosas. Entre eles Madden (Good Charlotte), Baker (Blink 182), DeLonge (Blink 182) e Bouvier (Simple Plan).

Essa matéria não foi pensada como um guia emo e sim relembrar os velhos tempos e trazer de volta as boas memórias. O emo no Brasil era composto por adolescentes libertários e frustrados, que hoje em dia estão na fase adulta e tem as melhores histórias para contar dessa época.

Atualizado em 9 Ago 2013.

Por matita iazzetta
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Verão 2019: músicas que vão bombar durante a estação

Os melhores hits para turbinar a sua trilha sonora para as altas temperaturas

10 bandas e artistas que são boas apostas do cenário brasileiro - e que você precisa ouvir

Ótimas novidades musicais que estão buscando os holofotes e não dá pra deixar de escutar

Os melhores clipes de 2018... até agora

Produções deslumbrantes que arrasam no figurino, coreografia e referências cruéis ao sistema

Dua Lipa, Twenty One Pilots e mais: 17 possíveis atrações do Lollapalooza Brasil 2019

A lista ainda passa por nomes como Florence + The Machine e Travis Scott

Só hits: as melhores músicas de 2018... até agora

Os melhores hinos nacionais e internacionais que fizeram a gente dançar até o chão

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018 e prepare-se para torcer pelo Brasil

Já tem música oficial da Coca-Cola, da Brahma e até funk temático pra animar a torcida brasileira!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.