Praia de paulistano: conheça 18 lugares que compensam a falta de praias em São Paulo

Você vai descobrir que, no final das contas, São Paulo não é uma cidade tão cinza assim!.

Se você é paulistano com orgulho e ama a sua cidade, com certeza já se deparou com a seguinte provocação: "Ah, mas em São Paulo não tem praia". Sim, é verdade, a capital paulista não é uma cidade litorânea. Mas, com toda sua diversidade e espaços urbanos diferenciados, SP consegue nos surpreender com lugares inusitados, descontraídos e com um clima praiano para colorir a selva de pedra!

Para aproveitar ao máximo o calor sem ter que sair da capital, listamos 18 lugares que compensam a falta de praias na cidade de São Paulo. Você vai descobrir que, no final das contas, SP não é uma cidade tão cinza assim!


1. Pipa SP


Dani Ortiz/Divulgação Pipa SP

Pipa SP, localizado no Centro da cidade, na região do Bixiga, é a primeira praia urbana de SP! Trata-se de um espaço a céu aberto com um extenso gramado, areia de praia, deck e chuveirões para se refrescar. O local foi inaugurado no ano passado e funciona diariamente (exceto às segundas), das 9h às 18h, com entrada gratuita. A praia urbana ainda recebe eventos culturais, musicais e gastronômicos, como feiras orgânicas, aulas de yoga, cinema ao ar livre, intervenções artísticas e oficinas para todas as idades! Acompanhe a programação pela página.

Espaço Pipa

Endereço: Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 - Paraíso
Telefone: (11) 99812-1646
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
 


2. Lar Mar


Reprodução/Facebook Lar Mar

Lar Mar é um espaço em Pinheiros que mistura espaço de conveniência, restaurante, loja de surf e ateliê. O local conta com nada mais, nada menos do que 16 toneladas de areia branca trazidas diretamente da praia, onde os clientes podem relaxar em cangas ou em cadeiras de praia. Além de receber diversos eventos bacanas, como aulas de yoga e cinema ao ar livre, a casa oferece produtos de surf, moda praia e conta com um cardápio cheio de comes&bebes leves e refrescantes.

Lar Mar

Endereço: Rua João Moura, 613 - Pinheiros
Telefone: (11) 96620-6858
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h (loja) | De terça a sexta, das 12h às 23h30, sábado das 10h às 23h30 e domingo das 10h às 20h (bar e restaurante).
 


3. Praça Pôr do Sol


Shutterstock

A Praça Pôr do Sol, que leva esse nome tão emblemático pelo espetáculo que a vista proporciona ao paulistano quase todo fim de tarde, é um espaço público de São Paulo que ganhou um pouco do caráter de praia. Pessoas com cangas, cestas de piquenique e violões se reúnem no gramado para assistir ao pôr do sol em dias ensolarados, tornando este mais um lugar merecidíssimo de entrar nesta lista!

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N - Alto De Pinheiros
 


4. Pitico


Reprodução/Facebook Pitico

O bar Pitico, localizado no Largo da Batata, abriu em 2015 e se transformou no point com clima de praia preferido dos paulistanos! Trata-se de um cantinho de verde no meio do bairro de Pinheiros, a céu aberto, estruturado por cinco containers reciclados e com cardápio especializado em comidinhas orgânicas. Os clientes se acomodam do jeito mais informal e confortável possível para este verão: em cadeiras de praia. Tem como não se sentir longe do caos urbano num espaço assim?

Pitico

Endereço: Rua Guaicui, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3582-7365
 


5. Represas Billings e Guarapiranga


Shutterstock

São Paulo pode não ter praia, mas tem represa! As Represas Billings e Guarapiranga são ótimas sugestões de passeio para o paulistano neste verão. Na orla da Represa Billings, você encontra aluguel de pranchas de Stand Up Paddle e de caiaque para navegar pelo enorme espelho d'água. Na Represa de Guarapiranga você também encontra diversas atividades de lazer aquático, como o Stand Up Paddle, o wakeboard e até passeios de lancha! Outro detalhe importante sobre a Guarapiranga é que existem oficialmente 18 praias em sua orla, todas públicas e próprias para banho - perfeitas para se refrescar e pegar um bronze sem sair de SP!
 


6. Chopperia Prainha


Reprodução/Facebook Prainha Interlagos

Ao redor da orla da Represa de Guarapiranga, localizada na Zona Sul da capital, existem lugares como a Chopperia Prainha. Como um típico restaurante "pé na areia", o estabelecimento possui vista para o mar, além de cadeiras situadas no terreno da represa. O cliente que quiser se refrescar com um chopp gelado e porções apetitosas vai se sentir bem longe de São Paulo - afinal, o nome de "prainha" não foi dado à toa!

Chopperia Prainha

Endereço: Avenida Atlântica, 4000 - Interlagos
Telefone: (11) 5669-1658
 


7. Bar Casa na Praia


Reprodução/Facebook Casa na Praia

O bar e restaurante Casa na Praia chama a atenção por seu aspecto rústico de quiosque praiano. Localizado no bairro da Vila Mariana, o bar abriu suas portas em 2010 para trazer esse clima despojado e de verão para a Zona Sul de São Paulo. Além do ambiente aberto e bem tropical, a casa conta com um cardápio de culinária simples e saborosa, com muitos peixes e frutas no menu.

Casa na Praia

Endereço: Rua Doutor Amâncio De Carvalho, 329 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-5002
 


8. Grab Sushi


Reprodução/Facebook Grab Sushi

Grab Sushi, localizado em Moema, é um restaurante japonês com uma pegada totalmente praiana. Com temática havaiana, o estabelecimento conta com um ambiente descontraído, decorado com pranchas de surf e outras coisas bem tropicais. Para acompanhar o tema, os sushis não são servidos apenas em barcas - você pode receber os sushis em cima de uma prancha ou skate de madeira. Típico restaurante que vai te transportar para lugares tropicais!

Grab Sushi

Endereço: Alameda dos Nhambiquaras, 1147 - Moema
Telefone: (11) 2387-7666
 


9. Peixaria Bar e Venda


Reprodução/Facebook Peixaria Bar e Venda (@HERNANE MARCEL)

O ambiente descontraído e charmoso de uma peixaria localizada na Vila Madalena também serve de bar e restaurante para seus clientes! Esse é o cenário do estabelecimento Peixaria Bar e Venda, que tem decoração praiana, mesas na cadeira e até cadeiras de praia para acomodar os clientes. Conhecido pelos pescados fresquíssimos e pelas caipirinhas de pote, é difícil não se sentir um pouquinho mais perto da praia num ambiente como este.

Peixaria Bar e Venda

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 112 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2589-3963
 


10. Frutaria São Paulo


Reprodução/Facebook Frutaria São Paulo

A Frutaria São Paulo, localizada do ladinho do Parque Ibirapuera, é um cantinho arborizado, com fachada toda em deck de madeira e pedra rústica, que traz o clima praiano para a Vila Mariana. No cardápio, o melhor das opções saudáveis, combinando com o estilo de vida de quem se exercita ali pelo parque. Dá para mergulhar numa tigelona de açaí enquanto aproveita o dia ensolarado no deck do local!

Frutaria São Paulo

Endereço: Av. Hélio Pellegrino, 100 - Vila Mariana
Telefone: (11) 3842-5618
 


11. Pirajá


Reprodução/Facebook Pirajá

O bar Pirajá, localizado numa esquina arborizada de Pinheiros, além de trazer o clima praiano para a capital, também traz o espírito carioca para o bairro paulistano! Inspirado nos botequins do Rio de Janeiro, o bar é puro alto astral: com uma pracinha na fachada, mesas na calçada e muito samba ao vivo. Esse pedacinho do RJ com certeza vai te transportar para regiões mais litorâneas!

Pirajá

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64 - Pinheiros
Telefone: (11) 3815-6881
 


12. Quintal do Espeto


Reprodução/Facebook Quintal do Espeto

O Quintal do Espeto, que possui unidades em Moema, Alto da Lapa, Vila Mariana, Tatuapé e Vila Madalena, traz esse conceito de lugar descontraído e céu aberto em todos os seus estabelecimentos! Com um design inovador, o bar mistura esse conceito de "quintal" com muita modernidade, ao mesmo tempo que conserva ambiente arborizados e charmosos. Comendo espetinhos de praia - como o de carne e o de queijo coalho - enquanto toma uma cerveja de garrafa bem gelada, você vai até esquecer de todo cinza de SP!

Quintal do Espeto

Endereço (Moema 1): Avenida dos Carinás, 520 - Moema
Telefone: (11) 5095-6565

Endereço (Moema 2): Avenida Pavão, 872 - Moema
Telefone: (11) 5092-5118

Endereço (Alto da Lapa): Rua Doutor José Elias, 547 - Alto da Lapa
Telefone: (11) 5092-5118

Endereço (Tatuapé): Rua Serra de Botucatu, 1933 - Tatuapé
Telefone: (11) 5092-5118

Endereço (Vila Madalena): Rua Mourato Coelho, 1022
Telefone: (11) 5092-5118

Endereço (Vila Mariana): Rua Joaquim Távora, 1195
Telefone: (11) 5092-5118
 


13. Pé de Manga


Reprodução/Facebook Pé de Manga

O bar e restaurante Pé de Manga, localizado na Vila Madalena, possui um amplo quintal nos fundos da casa, com uma área a céu aberto e rodeada por mangueiras centenárias. Os clientes vão do almoço ao happy hour em mesinhas de madeira charmosas, cobertas por guarda-sóis. O clima é bem leve e praiano - perfeito para tomar uma gelada com os amigos ou ter um jantar romântico a luz de velas!

Pé de Manga

Endereço: Rua Arapiraca, 152 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3032-6068
 


14. Pé no Parque


Reprodução/Facebook Pé no Parque

O projeto arquitetônico do Pé no Parque foge da paisagem urbana a qual estamos acostumados em São Paulo. Situado numa agradável esquina do bairro de Moema, o restaurante não tem portas nem calçadas em sua fachada - e ainda conta com deck de madeira e paredes de tijolinho. O cardápio agrada os amantes de comida saudável: só opções orgânicas, com grelhados, saladas, smoothies, açaí, sucos e sorvetes. Agradável do café da manhã ao happy hour com os amigos!

Pé no Parque

Endereço: Rua Inhambu, 240 - Moema
Telefone: (11) 5051-3376
 


15. Parque Estadual da Cantareira


Shutterstock (imagem meramente ilustrativa)

São Paulo pode até não ter praia, mas tem cachoeira! Sim, dá para você curtir uma refrescante queda d'água sem precisar nem sair da capital, no Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte. Lá você ainda pode se aventurar por diversas trilhas, além de entrar em contato com essa parte da Mata Atlântica que existe na cidade! O parque possui três belíssimas cachoeiras: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30.

Parque Estadual da Cantareira

Endereço: Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
Telefone: (11) 2203-0115
 


16. Parque Ecológico do Tietê


Shutterstock (imagem ilustrativa)

O Parque Ecológico do Tietê, localizado na Zona Leste de São Paulo, com certeza te transporta para bem longe do centro urbano da capital! Ocupando uma área de 14 milhões de metros quadrados às margens do Rio Tietê (num pedaço ambientalmente conservado, diferente daquele rio que ladeia as marginais), o parque oferece opções de lazer que você não encontra em outro lugar, como o aluguel de pedalinhos, piscinas para adultos e crianças, quiosques com churrasqueira para locação, um conjunto aquático, bikes para alugar, além de playground esportivo. Sabe o que é melhor? A entrada é gratuita!

Parque Ecológico do Tietê

Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 - Jardim São Francisco
Telefone: (11) 2958-1477
 


17. Parque do Ibirapuera


Shutterstock

O parque mais querido por todos os paulistanos não poderia ficar de fora dessa lista! Com seus 1,584 km² de área, o Parque do Ibirapuera é perfeito para caminhar, pedalar, correr, praticar esportes e até visitar museus e exposições culturais. Só que o amor pelo parque vai muito além disso: em dias quentes, pessoas levam suas cangas e toalhas para relaxar no gramado, apreciando a linda vista da cidade refletida no lago. Não tem praia, mas tem esse parque maravilhoso né!

Parque do Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Telefone: (11) 5574-5045
 


18. Parque da Aclimação


Shutterstock

O Parque da Aclimação é outro espaço público de São Paulo que merece nosso destaque. Apesar de não ter areia de praia, tem todo esse verde e esse lago maravilhoso no centro para nos fazer esquecer dos edifícios de concreto. Com seus 112 mil m² de área verde, o parque é perfeito para quem gosta de correr e caminhar (com uma pista de cooper em volta do lado), praticar esportes ou fazer um piquinique relaxante à beira d'água. Ah, também vale levar sua canga e toalha e se esticar ali mesmo, aproveitando toda essa luz natural!

Parque da Aclimação

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 - Aclimação
Telefone: (11) 3208-4042
 

Atualizado em 29 Set 2017.

Por Luísa Celiberto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Anitta, festa no centro e exposição do Hitchcock: 9 rolês imperdíveis que acontecem em SP neste final de semana

Dicas de rolês grátis, baratinhos ou que estão entre os mais esperados para sexta, sábado e domingo

Chopp grátis e lanches com desconto: 9 promoções para comemorar o Dia do Amigo em São Paulo

O momento perfeito para se reunir com a galera, comemorar os laços e ainda aproveitar pra encher a pança

Festa da Catuaba, exposição de dinossauros e mais: 10 rolês em São Paulo para aproveitar no feriado de 9 de julho

Boas dicas pra rodar a cidade sem gastar muito ou curtindo as melhores festas da noite paulistana

Programação completa para curtir o Dia do Rock 2018 em São Paulo

Bandas cover, promoções em cervejas artesanais, apresentações de grandes bandas nacionais e mais

De festival do fondue a cinema ao ar livre: 8 rolês imperdíveis para curtir em São Paulo neste final de semana

Um roteiro completo de como aproveitar horrores os melhores dias da semana

7 cursos pra lá de interessantes para fazer durante o mês de julho em São Paulo

Workshop voltado para o cinema, produção de hambúrgueres, drinks e até comida italiana

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.