De shows a sessões de cinema ao ar livre: 14 lugares que oferecem programações gratuitas em São Paulo

Cursos e exposições incríveis pra você aproveitar e não gastar um tostão!.

São Paulo tem programação para todos os gostos e bolsos. Do luxo à simplicidade, as opções de diversão na capital são inúmeras. Para quem gosta de economizar ou está sem grana, a boa notícia é que a cidade oferece uma série de passeios gratuitos: shows, exposições e até cursos sem que você precise colocar a mão no bolso.  

Quer saber onde encontrar programas gratuitos com frequência em SP? Então confira 14 desses lugares e aproveite a programação: 

FIESP


Crédito: Divulgação Facebook 

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, mais conhecida como FIESP, apresenta programação gratuita para o público toda semana. O Domingo na Paulista reúne atrações variadas, de shows a espetáculos, para quem vai passear na região. O palco é montado na frente do prédio e os eventos acontecem durante a tarde. Acompanhe a agenda completa aqui. Além do projeto, no interior do local, o público pode ainda conferir exposições e peças de teatro no novo centro cultural que foi inaugurado recentemente.

Endereço: Av. Paulista, 1313 
Telefone: (11) 3549-4499

Centro Cultural de São Paulo


Crédito: Divulgação Facebook 

Localizado na região do Paraíso, o CCSP disponibiliza oficinas variadas (cursos de origami, braille, etc), peças de teatro, shows, debates e exposições. Outro fato interessante do local é a horta comunitária feita em ambiente colaborativo, em determinados dias as pessoas se juntam para fazer a manutenção e as verduras ali plantadas podem ser colhidas. Conheça toda a programação grátis aqui.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Telefone: (11) 3397-4002

Itaú Cultural


Crédito: Divulgação Facebook 

O Itaú Cultural, além de ter sua casa própria na Avenida Paulista, também comanda as atividades do Auditório Ibirapuera. Nem tudo na programação é grátis, mas há muitos shows, exposições e cursos disponíveis para o público. Para saber o que vai rolar, é só ficar de olho aqui. O Itaú Cultural tem como objetivo divulgar os melhores artistas e projetos do cenário cultural brasileiro.

Itaú Cultural

Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone: (11) 2168-1777

Auditório Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera
Telefone: (11) 3629-1075

Cinemateca


Crédito: Divulgação Facebook  

A Cinemateca é conhecida por ter um dos maiores acervos de filmes da América Latina. Com programação gratuita, semanalmente o local exibe diversos longas e curtas feitos por brasileiros. No calendáriovocê confere tudo o que vai rolar no mês. Pra quem gosta de cinema ao ar livre, a Cinemateca frequentemente realiza sessões em seu jardim, ou seja, é só ficar de olho na programação.

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207
Telefone: (11) 3512-6111

Trianon MASP


Crédito: Divulgação Facebook  

O MASP oferece entrada gratuita para o público todas as terças, das 10h às 18h. O museu é conhecido como um dos mais influentes do Brasil e tem um ótimo acervo de arte ocidental. Vale ficar de olho nos eventos que acontecem no vão do local, na última quinta de todo mês. É o caso do projeto gratuito "Música no Vão", que apresenta atrações musicais para o público.

Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3251-5644

Casa das Rosas


Crédito: Divulgação Facebook  

De cinema a debates e cursos, a programação da Casa das Rosas investe forte em conteúdo cultural para seu público. O lugar é ideal para quem gosta de literatura já que não faltam oficinas relacionadas ao assunto. Vale ficar de olho na agenda do lugar que tem, inclusive, programação infantil.

Endereço: Av. Paulista, 37 
Telefone: (11) 3285-6986

SESC


Crédito: Divulgação Facebook  

Com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o SESC oferece programação diferenciada e completa para o público. De esportes a aulas de yoga e música, shows, cinema e teatro, tem de tudo! Pra ver o que está acontecendo na unidade mais próxima de você, clique aqui. Vale lembrar que nem tudo é grátis, mas os programas gratuitos são ótimos para serem aproveitados.

Labhacker


Crédito: Divulgação Facebook  

O espaço na região da Armênia oferece programação voltada para o cenário hacker e tecnológico. Com cursos gratuitos que falam sobre autonomia, software e outros assuntos da área, tem opção para todas as idades. Para conhecer mais sobre o projeto Labhacker, clique aqui.

Endereço: Rua Alfredo Maia, 506
Telefone: (11) 4323-6919

Matilha Cultural


Crédito: Ciclo Mídia 

Se você ainda não conhece a Matilha Cultural, não sabe o que está perdendo. O local, que é pet friendly, oferece sessões de cinema gratuitas, exposições variadas, cursos, feiras que reúnem marcas independentes e rolam até debates sobre assuntos que estão na mídia. Fica de olho em tudo aqui.

Endereço: R. Rêgo Freitas, 542
Telefone: (11) 3256-2636

Caixa Cultural


Crédito: Ciclo Mídia 

Bem no coração de São Paulo, o Caixa Cultural abre suas portas para o público. A programação grátis reúne espetáculos de música, teatro, dança, exposições de artes visuais, dentre outros. Artistas brasileiros são o grande foco dos projetos que acontecem no local.

Endereço: Praça da Sé, 111
Telefone: (11) 3321-4400

Mirante 9 de Julho


Crédito: Divulgação Facebook 

Localizado logo atrás do MASP, o Mirante 9 de Julho conta com programação gratuita eventualmente. De happy hour a sessão de cinema ao ar livre, o local ainda conta com restaurante e serviço de bar (mas estes são pagos). 

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-080
Telefone: (11) 3111-6330

Fundação Ema Klabin


Crédito: Divulgação Facebook  

Com cursos variados, palestras, atrações musicais e visitas guiadas, a Fundação Ema Klabin tem programação gratuita aberta para todas as idades. A casa fica no Jardim Europa e ainda possui acervo de arte europeia, ocidental, oriental e outras.

Endereço: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01446-020
Telefone: (11) 3897-3232

Sala São Paulo


Crédito: Divulgação Facebook  

Você sabia que dá pra assistir a apresentação de uma orquestra de graça na Sala São Paulo? Na maioria dos domingos, às 11h, o local oferece sessões gratuitas para o público. Para participar, é preciso pegar o ingresso na segunda-feira anterior ao dia da apresentação na bilheteria. E caso queira conhecer o lugar, existem visitas guiadas que contam toda a história do prédio. Confira a programação.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 
Telefone: (11) 3367-9500

Museu da Imagem e Som


Crédito: Divulgação Facebook   

O MIS organiza eventos gratuitos mensalmente para o público, além de ter a "terça grátis" com entrada livre das 11h às 20h. A programação vai de shows a feiras e sessões de cinema na área externa do museu. Fique de olho em tudo aqui.

Endereço: Av. Europa, 158
Telefone: (11) 2117-4777

Shows imperdíveis que rolam essa semana em São Paulo

Destaques vão para Madball, Marília Mendonça, Bangta Boys e Glória.

11 lugares que servem pizzas diferentonas (e irresistíveis) em SP

Massa de pão de mel, pizza de metro, recheio de Lindt e outras delícias

15 bares com double drink, chope e cerveja em São Paulo

Os melhores lugares pra beber bem sem pagar uma fortuna!

Atualizado em 5 Jul 2017.

Por Juliane Romanini
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Vila Madalena ganha restaurante descolado com comidinhas 100% naturebas e orgânicas

O Easy Organic Food Solutions abriu as portas na Rua Mourato Coelho no começo de fevereiro, trazendo muitas novidades ao bairro

99 oferece vans gratuitas para levar foliões no Carnaval de rua de São Paulo; saiba mais!

Além disso, o aplicativo de transporte também vai oferecer descontos nas corridas e atendimento de emergência

10 rolês gratuitos ou baratos para fazer em São Paulo no feriado de Carnaval

Exposições, festas grátis, shows com grandes nomes nacionais e sessões de cinema com filmes do Oscar

10 rolês culturais, gastronômicos e descolados para curtir a Zona Leste

De um bom parque de diversões a comida feita por imigrantes e bares despojados

Havaianas surpreende linha amarela do metrô com espaço inédito durante o Carnaval e serviços gratuitos

O público poderá curtir um samba, fazer pintura facial, incluir adereços na fantasia e muito mais

Espaço gratuito no Largo da Batata oferece montanha-russa e chuveiro de glitter durante o Carnaval

O local tem apresentações musicais com blocos e DJs, bares e ambiente próprio para descanso - tudo de graça