Guia da Semana

A temperatura esquenta e nada como uma cerveja bem gelada para dar aquela refrescada. Mas que tal sair do básico, fugir do boteco e das marcas industrializadas para experimentar novos sabores e experiências? As cervejarias artesanais, com rótulos diferenciados e de alta qualidade, podem ser a solução para matar a sua sede.

Neste roteiro, você encontra 15 cervejarias artesanais em São Paulo com os mais diversos rótulos da nossa bebida favorita - a cerveja, é claro! Confira:

1. Perro Libre


Reprodução/Instagram @perrolibrepinheiros | Reprodução/Instagram @perrolibrepinheiros

A cervejaria gaúcha Perro Libre desembarcou em São Paulo neste ano - para a alegria dos cervejeiros. A casa, que fica localizada no bairro de Pinheiros, conta com 15 torneiras abastecidas com os mais variados rótulos artesanais, de onde os próprios clientes tiram a sua bebida. O diferencial é que o self-service de chopp funciona por cartões magnéticos: ao chegar no bar, o cliente carrega o seu e vai usando os créditos nas torneiras em que preferir. O menu ainda tem drinks e receitas inspiradas na gastronomia latina, entre elas, ceviche, salteña e sanduíche de chola. E a água filtrada é à vontade!

Perro Libre

Endereço: Rua Cunha Gago, 83, loja 1 - Pinheiros
Telefone: (11) 3562-8070

2. BEC


Reprodução/Instagram @bec_bar | Reprodução/Instagram @bec_bar

Localizado em um ambiente agradável em Pinheiros - com quintal a céu aberto emoldurado por uma frondosa jabuticabeira -, o BEC é outra grande novidade de 2018 para os cervejeiros paulistanos. O empreendimento reúne duas paixões em um só lugar: churrasco e cerveja artesanal, oferecendo rótulos especiais de chopp (dando preferência a produtores locais/nacionais) e pratos com carnes nobres no cardápio.

BEC

Endereço: Rua Padre Garcia Velho, 72 - Pinheiros
Telefone: (11) 99660-2161

3. Tap Tap


Reprodução/Instagram @taptapsp | Reprodução/Instagram @taptapsp

Instalado em uma esquina da Rua da Consolação, o Tap Tap abriu as suas portas no início deste ano de 2018 trazendo mais de 15 variedades de rótulos artesanais, que podem ser pedidos nos tamanhos pequeno, médio ou grande. A casa investe no autoatendimento, sistema em que o cliente paga e se serve no balcão. Além das cervejas, que variam entre marcas nacionais e importadas, é possível matar a fome com lanches variados.

Tap Tap

Endereço: Rua da Consolação, 455
Telefone: (11) 98477-8849

4. Soul Botequim


Reprodução/Instagram @soulbotequim | Reprodução/Instagram @soulbotequim

O Soul Botequim é uma cervejaria localizada na região do Brooklin, que tem as suas doze torneiras de chopp artesanal semanalmente abastecidas com rótulos diferentes. Além de provar cervejas de todos os tipos, a casa conta com um ambiente super descontraído e convidativo, com mesas na calçada e decoração industrial descolada. Para comer, sempre rolam uns food trucks estacionados em frente ao bar, além de petiscos oferecidos pela cozinha do local. A casa é petfriendly e, aos finais de semana, recebe grupos de música tocando o melhor do jazz e blues.

Soul Botequim

Endereço: Avenida Padre Antônio José dos Santos, 812 - Brooklin
Telefone: (11) 3297-0006

5. Cervejaria Dogma


Reprodução/Instagram @cervejariadogma | Reprodução/Instagram @cervejariadogma

A Dogma, marca de cerveja já conceituada na cidade, inaugurou no fim de 2017 um tasting room anexo à sua fábrica, localizada na região de Santa Cecília. Trata-se de uma casa de degustação que oferece cervejas exclusivas e produzidas no local. O cliente pode se servir de uma das 20 torneiras da casa ou levar a bebida engarrafada, e para comer, a cervejaria recebe food trucks periodicamente com diversas delícias.

Cervejaria Dogma

Endereço: Rua Fortunato, 236 - Santa Cecilia

6. Goose Island


Reprodução/Instagram @goosesaopaulo | Reprodução/Instagram @goosesaopaulo

A Goose Island Brewhouse, aberta no fim de 2016 em Pinheiros, é uma choperia especializada em rótulos artesanais, contando com mais de 15 torneiras com diferentes tipos de chopes. O bar conta com um ambiente bem industrial e descolado, instalado num sobrado de dois andares e com rooftop que tem vista para o Largo da Batata. O mestre-cervejeiro à frente da casa é o Guilherme Hoffmann, que passou dois meses em treinamento na sede da Goose Island, em Chicago.

Goose Island Brewhouse

Endereço: Rua Baltazar Carrasco, 191 - Pinheiros
Telefone: (11) 2886-9858

7. Câmara Fria


Reprodução/Instagram @camarafria | Reprodução/Instagram @camarafria

No andar de cima do bar Original se esconde o Câmara Fria, bar speakeasy que conta com 10 torneiras de chopp artesanal, além de uma carta com 25 rótulos de cerveja. Para comer, o estabelecimento oferece pizzas com massa da Bráz em tamanho brotinho, além de porções de coxinhas, tábuas de frios e pães quentinhos vindos diretamente do bar de baixo. O local é perfeito para quem procura por variedade de chopes e cervejas em um ambiente descolado e industrial.

Câmara Fria

Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema
Telefone: (11) 5093-9486

8. Brewdog


Reprodução/Instagram @brewdogsaopaulo | Reprodução/Instagram @brewdogsaopaulo

Uma das cervejarias mais famosas de todo mundo abriu sua filial em São Paulo em 2014 - e desde então tem sido uma parada obrigatória para os cervejeiros da cidade. A Brewdog, localizada em Pinheiros, é um bar-cervejaria que, além de ter a sua própria marca exclusiva de cerveja, oferece diversos outros rótulos artesanais aos visitantes. O ambiente descolado e industrial é completado por uma varanda na entrada, mesas externas e uma estrutura de contêiner que funciona como lojinha de cervejas especiais.

Brewdog

Endereço: Rua dos Coropés, 41 - Pinheiros
Telefone: (11) 3032-4007

9. Ambar Cervejas Artesanais


Reprodução/Instagram @ambar_cervejasartesanais | Reprodução/Instagram @ambar_cervejasartesanais

Localizado em Pinheiros, com uma fachada de tijolinhos que chama a atenção de quem por ali passa, o bar Ambar é especializado em cervejas artesanais. A seleção de chopes engatados das torneiras é atualizada periodicamente, oferecendo sempre opções novas aos clientes. Além da cerveja, o local também conta com uma carta de drinks e um cardápio caprichado de almoço e jantar.

Ambar Cervejas Artesanais

Endereço: Rua Cunha Gago, 129 - Pinheiros
Telefone: (11) 3031-1274

10. Van Der Ale


Reprodução/Instagram @vanderale | Reprodução/Instagram @vanderale

O bar Van Der Ale, que também é uma microcervejaria, está localizado em uma das ruas mais agitadas da Vila Madalena. Com cerca de 30 torneiras de chopp, todos artesanais, a casa ainda oferece rótulos de fabricação própria, feitos no piso superior. No cardápio, opções de sanduíches e porções. Para descontrair, os clientes ainda podem aproveitar os fliperamas do bar!

Van Der Ale

Endereço: Rua Aspicuelta, 268 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3034-0853

11. Cervejaria Nacional


Reprodução/Instagram @cervejarianacional | Reprodução/Instagram @cervejarianacional

Misto de fábrica e bar, a Cervejaria Nacional, em Pinheiros, é uma das mais famosas de São Paulo. A casa vende kits e garrafas da própria marca, oferecendo também degustações para ajudar na escolha. No cardápio, você descobre qual é o tipo de cerveja que melhor harmoniza com cada petisco. Já os rótulos de fabricação própria da casa são inspirados pelo folclore brasileiro, como a Y-îara Pilsen, Kurupira Ale, Sa'si Stout, Mula IPA e Domina Weiss.

Cervejaria Nacional

Endereço: Rua Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros
Telefone: (11) 3628-5000

12. Delirium Café


Reprodução/Instagram @deliriumcsp | Reprodução/Instagram @deliriumcsp

O Delirium Café, casa da marca belga Delirium Tremens - aquela com o rótulo do elefantinho rosa -, fica localizada em Pinheiros. Além das cervejas próprias, você encontra outros 400 rótulos artesanais, nacionais e importados, e 24 torneiras de chopp no balcão. Por lá, acontecem eventos, cursos e shows ao vivo. O espaço ainda funciona como local de degustação e compra de rótulos especiais.

Delirium Café

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 589 - Pinheiros
Telefone: (11) 2495-2225

13. Let's Beer


Reprodução/Instagram @letsbeer | Reprodução/Instagram @letsbeer

Localizada na Vila Mariana, a Let's Beer é um empório de cervejas artesanais com mais de 200 rótulos diferentes, de diversos tipos e países de origem, prontas para a degustação dos clientes. Além de funcionar como bar e loja, o espaço localizado na Rua Joaquim Távora ainda promove eventos com sommeliers, palestras sobre o mundo da cerveja, tardes com food trucks e eventos com música ao vivo. E o melhor: tem delivery caso você tenha ficado com preguiça de sair de casa!

Let's Beer

Endereço: Rua Joaquim Távora, 961 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2589-9695

14. Armazém 77


Reprodução/Instagram @armazem.77 | Reprodução/Instagram @armazem.77

Na Zona Leste de São Paulo os cervejeiros encontram o Armazém 77, que traz uma proposta diferente das demais cervejarias: todo chopp ou cerveja servido na casa é brasileiro. A cervejaria reúne o que há de melhor das cervejas artesanais nacionais em um ambiente intimista, aconchegante e descolado. Toda sexta-feira e sábado a casa recebe um food truck diferente na porta, além de também oferecer música ao vivo aos clientes em alguns dos sábados do mês.

Armazém 77

Endereço: Rua Betari, 525 - Penha
Telefone: (11) 2296-6120

15. São Paulo Tap House


Reprodução/Instagram @sptaphouse | Reprodução/Instagram @sptaphouse

A São Paulo Tap House, localizada na Vila Madalena, busca ser uma das maiores vitrines das cervejarias artesanais brasileiras. São mais de 40 torneiras de chopp à disposição dos clientes, vindo de diversos lugares diferentes do país. Para comer, a casa se destaca com um cardápio de hambúrgueres caprichados e porções de boteco.

São Paulo Tap House

Endereço: Rua Girassol, 340 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3530-6602

Além da caipirinha: 6 bares com drinks baratos que viraram point na noite paulistana

Clássicos, criações autorais e combinações incríveis que não custam o olho da cara

9 receitas com cerveja que vão elevar seus dotes culinários a outro nível

Além de ser uma das bebidas mais populares do Brasil, a cerveja ainda rende sabores exóticos no preparo de pratos e sobremesas

Antecipando o happy hour: 9 bares em São Paulo para tomar uma cervejinha durante à tarde

Bares para curtir dias de sol - com mesas na calçada e muita área a céu aberto

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 1 Mar 2019.