Guia da Semana

Em 2016 a Virada Cultural terá duas novidades: o evento que acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio, ganhará um dia a mais de shows e festas, além de apresentações descentralizada em todas as subprefeituras da cidade de São Paulo.

+ Saiba tudo sobre a Virada Cultural 2016
+ 10 itens indispensáveis para levar a festivais de música
+ Shows da Virada Cultural 2016 nos SESCs

Com menos investimento, aproximadamente R$ 15 milhões, a 12ª edição da Virada sofreu diminuição nos números de palcos, como os de peças teatrais e apresentações circenses, e de shows durante a madrugada. Por outro lado, o evento ganhará mais segurança, com o aumento de contigente de policiais militares nas ruas e uma nova iluminação em LED.

Neste ano, a Virada também contará com um palco dedicado às mulheres, com apresentações exclusivas de artistas femininas, e outro que relembrará a trajetória do músico gaúcho Júpiter Maçã. Assim como em outros anos, também terá shows nas unidades do SESC, CEU, Centros Culturais e Teatros Municipais. Veja a programação completa:

Happy Hour

O esquenta da Virada acontece na sexta-feira, dia 20, das 17h às 23h, em nove pontos no perímetro entre a Avenida Ipiranga e a Praça da Sé. O intuito do happy hour é preparar público para a prévia do evento, que irá se misturar com as já efervescentes atividades do centro da cidade, em parceria com bares, restaurantes, centros culturais e estabelecimentos comerciais da região. Entre as atrações da noite estão o coletivo LAÇO, a festa Batekoo, Jazz na Kombi, Samba da Vela, o festival Garageira, DJ Hum, a Casa de Francisca e o Estúdio Lâmina.

Virada Cultural 2016 nos SESCs

Como nos anos anteriores, as unidades do SESC em São Paulo também participarão da Virada nos dias 21 e 22 de maio. Com atrações do que vão do reggae a MPB, o evento vai contar com as presenças de grandes nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Banda Black Rio, Paula Lima, Funk Como Le Gusta, Sandra de Sá, Clube do Balanço, Cauby Peixoto e Ângela Maria, Flora Matos, Anelis Assumpção , Criolina, Margareth Menezes, Chico César, GOG, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Johnny Hooker, Camisa de Vênus, Thiago Pethit, Liniker, Fabiana Cozza e Luiz Melodia.

Festas e Carnaval de Rua

Pela primeira vez, a Virada traz uma programação itinerante com blocos, festas, escola de samba e artes cênicas. Nos dias 21 e 22 de maio, o cortejo circulará entre as avenidas Rio Branco e Ipiranga, fazendo esse mesmo percurso seis vezes. Entre os destaques, bloco Tarado Ni Você, Gambiarra, a Festa e Comissões de Frente da Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tucuruvi.

CEUs, Teatros Municipais e Centros Culturais

A Virada Cultural descentralizada irá ocupar 28 ruas abertas, oito bibliotecas, nove centros culturais, sete teatros municipais, 11 casas de cultura, 10 CEUs e cinco palcos externos montados nos bairros. Os principais shows da programação são Mano Brown, Rashid, Emicida, Negra Li, Ndee Naldinho, NX Zero, Nação Zumbi e Gaby Amarantos.

Confira a programação de cada palco na Virada Cultural 2016:

Palcos

Júlio Prestes


Atrações: Ney Matogrosso, Alcione, Baby do Brasil e Armandinho, OSESP toca Villa-Lobos, Stravinsky e Ravel com regência de Isaac Karabtchevsky, Criolo e Nação Zumbi e The Young Gods (Suíça).

Praça da República

Atrações: Dianne Reeves (EUA), Violentango (Argentina), Bixiga 70, Mestres da Soul: banda Black Rio, Tony Tornado, Lady Zu, Di Melo e Carlos Dafé, Rashid, MC Bin Laden, Ponto de Equilíbrio e Edmond Mondesir (Martinica).

São João

Atrações: Yusa (Cuba), Ellen Oléria, Sandra Belê e Khrystal, Valesca, Elza Soares, Céu, Lei Di Dai, Clarice Falcão, Elba Ramalho, Teresa Cristina e Maria Rita.

Alfredo Issa

Atrações: The Loop Lab (Austrália), Jaloo, Marina Lima e Strobo, Erica Alves & Serge Erege, Grassmass feat. Thomas Harres, Síntese, Akilez, Kiko Dinucci e Thiago França e Bike.

Largo do Arouche

Atrações: Concurso Rainha da Virada, Yara Sofia, Fat Family, Beto Barbosa, Verônica Decide Morrer, Buchecha, Trio Los Angeles, Jane Herondy, Genival Lacerda, Metro e Roberta Miranda.

Rio Branco

Atrações: Camarones Orquestra Guitarrística, Plebe Rude, Pin Ups, Tributo a Júpiter Maçã com Rogério Skylab, Wander Wildner, Plato Divorak e Violeta de Outono, Cidadão Instigado, Cícero, Duda Brack, Detonautas e Matanza.

Barão de Limeira

Atrações: Félix Robatto convida Pinduca, Figueroas, Gaby Amarantos, Mitu (Colômbia), El Remolon (Argentina), Uaná System, Fafá de Belém convida Mestre Solano, Saulo Duarte e a Unidade, Academia da Berlinda e Cumbia All Star (Perú).

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 17 Mai 2016.