Guia da Semana

Pela primeira vez na história, a Virada Cultural 2016 vai ganhar mais um dia de evento, ou melhor, uma noite de 'esquenta'. Em sua 12ª edição, a Virada vai começar antes, na sexta-feira, dia 20 de maio, com atrações que vão de samba, jazz, choro, rap, música instrumental e intervenções visuais.

+ Programação de shows da Virada Cultural 2016 nos SESCs
+ Saiba tudo sobre a Virada Cultural 2016

O happy hour acontece das 17h às 23h, em nove pontos dentro do perímetro entre a Avenida Ipiranga e a Praça da Sé. O intuito é convidar o público para a prévia do evento, que irá se misturar com as já efervescentes atividades do centro da cidade, em parceria com bares, restaurantes, centros culturais e estabelecimentos comerciais da região. Confira abaixo a programação completa:

LAÇO

Convidados pelo projeto LAÇO, mostra audiovisual itinerante que ocorre em SP desde 2011, diversos artistas e coletivos ocupam espaços do centro velho com projeções. Entre as atrações estão AVAV (audiovisual ao vivo), Modular Dreams, Dmtr.org, Daniel Scandurra e Rosa Laura, Video Sistema e bru-no.cc.

Local: Marquise Praça do Patriarca, Largo do Café, Igreja Largo São Francisco, Rua José Bonifácio esquina com Rua Paulo Egídio, Vale do Anhangabaú com Boulevard São Paulo, Praça Antonio Prado (ao lado do Martinelli) | Horário: 18h às 0h

Batekoo e Jardim Eléctrico

A festa que promove ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk e kuduro, recebe a artista visual Agatha Barbosa (Jardim Eléctrico).

Local: Praça do Ouvidor Pacheco e Silva | Horário: 18h às 23h

Dubversão Sistema de Som e Strikkly Vikkly

O Dubversão Sistema de Som, ativo desde 2001, é o primeiro sound system a seguir fielmente o formato original jamaicano. O sound system vai contar com a participação da Strikkly Vikkly, projeto autoral do produtor americano Victor Rice.

Local: Praça da Sé | Horário: 17h às 23h

Jazz na Kombi

O Jazz na Kombi é um projeto que promove o Jazz na rua, seu lugar de origem. Interfere na paisagem sonora ocupando a cidade com Jazz e promovendo encontros de pessoas.

Local: Viaduto do Chá | Horário: 18h às 23h

João Borba e Convidados

Cantor e compositor festejado nas noites e nas Escolas de Samba paulistanas João Borba é considerado um dos mais completos e atuantes representantes da Velha Guarda do Estado. Em show especial, o artista convida os músicos Roberto Seresteiro, Ideval Anselmo, Zélão, Barão do Pandeiro e Renata Rizi.

Local: Coreto da Bovespa | Horário: 19h às 22h30

Samba da Vela

Comunidade Samba da Vela é uma roda de samba em torno de uma vela, que é o cronometro do evento. Todas as pessoas permanecem em silêncio para ouvir lindas poesias em forma de música.

Local: Praça Dom José Gaspar | Horário: 18h às 0h

Garageira

O Garageira é um festival de rua promovido pelo bar Mandíbula. Nessa edição, o evento contará com a presença dos israelenses do Yonatan Gat e de Charly Coombes (Supergrass).

18h - Autoramas
20h - Charly Coombes
21h30 - Modulares
22h50 - Yonatan Gat

Local: Largo do Paissandú | Horário: 18h às 0h

Berço do Samba de São Mateus e Eliana de Lima

O Berço do Samba de São Mateus é reduto de compositores e músicos que encontram no samba sua forma de expressão musical, revelando ao grande público o encontro de gerações que resgatam e cultivam o samba em suas diversas formas e tradições. No happy hour, eles contarão com a presença da cantora Eliane de Lima.

Local: Avenida São João e Rua Líbero Badaró

DJ Hum

O produtor e DJ Hum é considerado por muitos como um dos pioneiros do rap no Brasil.

Local: Rua Dom José de Barros X Rua Barão de Itapetininga | Horário: 18h às 23h

Casa de Francisca apresenta Palacete Tereza Toledo Lara

O histórico Palacete Tereza Toledo Lara localizado no centro antigo de São Paulo vai receber a programação de shows da Casa de Francisca.

18h - Ná Ozzetti, Dante Ozzetti e Marcelo Pretto
19h - Arrigo Barnabé, Luiz Tatit e Livia Nestrovski
21h - Rodrigo Campos, Romulo Fróes e Marcelo Cabral
22h - Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França
23h - Siba, Mestre Nico e Leandro Gervásio

Local: Rua Direita x Rua Quintino Bocaiuva (Largo da Misericórdia) | Horário: 18h às 23h

Estúdio Lâmina

O Estúdio Lâmina é um espaço de invenção em arte contemporânea com a proposta de ser um espaço de cultura independente. No happy hour, o estúdio descerá para rua com o objetivo de dar visibilidade para experimentações artísticas criadas em seu espaço.

17h - Discotecagem com DJ Denis Diosanto
18h - Intervenção das artistas espanholas Raquel Congosto e Isabela Arenas
18h30 - Companhia Bambolística
19h - Banda Picanha de Chernobil
20h30 - Duo ‘NU’
22h - Banda Anvil FX
23h15 - Discotecagem com DJ Denis Diosanto

Local: Esquina da Rua do Comércio com a Rua XV de Novembro | Horário: 17h às 23h15

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 13 Mai 2016.