17 dicas para minimizar os perrengues e sobreviver aos Jogos Universitários

Os perrengues estão por toda parte - mas algumas dicas tornam tudo mais fácil!.

Essa dica vai para aqueles que, mesmo com todos os perrengues envolvidos, não deixam de amar os Jogos Universitários! Sair desse tipo de competição ileso(a) é praticamente uma missão impossível - nós sabemos. Barraca apertada, banheiros sujos,  jogos assistidos debaixo de chuva ou sol... como sobreviver?

Calma que a gente te ajuda! Você, universitário que vai se aventurar nesses 4 dias de insanidade, dá uma olhada nessas 17 dicas para minimizar os perrengues e sobreviver aos Jogos Universitários! Não se esqueça de aproveitar cada segundo:

1. Prepare-se para lutar por um bom lugar no alojamento


Shutterstock

Se você vai aos Jogos com o ônibus da faculdade, prepare-se para enfrentar longas filas de passageiros e encarar uma longa espera até os veículos começarem a sair. É muito importante ir para o local da fila cedo para conseguir lugares nos primeiros ônibus. Quem chega cedo garante um bom lugar para montar a barraca!

Se você vai de carro com os amigos, aproveite o conforto da viagem! Mas a dica para pegar estrada cedo e ser um dos primeiros a chegar no alojamento também vale, assim você garante um lugar legal para montar sua barraca. Geralmente quem vai de carro chega antes dos ônibus, então que tal levar contigo a barraca de um amigo(a) que vai no busão? Assim você já arma a dele(a) ao lado da sua e faz a boa! Ele(a) vai te dever uma para sempre.
 


2. O local onde você vai armar sua barraca importa, e MUITO!


Shutterstock

O alojamento normalmente ocupa o espaço de uma escola, ginásio ou clube. Estes ambientes geralmente contam com locais fechados e a céu aberto e, se você não quiser se preocupar com chuvas ou com o sol esquentando sua barraca pela manhã, é melhor você se apressar para conseguir um lugarzinho no coberto, de preferência em cima de piso e não de grama. Quantas histórias já ouvimos de pessoas que tiveram suas barracas alagadas em jogos de faculdade, não é mesmo? O clima da cidade-sede pode ser imprevisível!
 


3. Leve o mínimo de roupa possível - peças básicas e práticas vão salvar a sua vida


Shutterstock

A barraca já é apertada, você não vai querer dividir seu espaço com uma mala monstruosa de tão grande, certo? Praticidade é a palavra na hora de empacotar para essa viagem. Na maior parte do tempo você vai estar vestindo peças básicas: jeans, shorts, tênis e quem sabe até um moletom amarrado na cintura e bota sem salto (se for fazer frio). Os abadás da faculdade (as camisetas que provavelmente você vai ganhar no seu kit de universitário) são seus grandes aliados na hora de compor looks e mostrar sua torcida ao mesmo tempo.
 


4. Esqueça o salto alto na hora de escolher o que vai usar nas festas


Shutterstock

Essa dica vai em especial para as meninas: quem estiver pensando em ir de salto às festas, esqueça! As roupas justas e desconfortáveis de balada podem ser deixadas de lado também. Vista-se como se sentir bem, obviamente, mas não se esqueça que este momento é de estar com a galera da sua faculdade e curtir, pular muito com os shows e dançar a noite toda sem ter medo de ficar com os pés doloridos. 
 


5. Leve um traje de banho ou uma roupa que possa ser molhada para a "festa da espuma"


Shutterstock

É costume ter em uma das baladas ou durante as festinhas que rolam na tenda do alojamento uma festa com espuma. Ou seja, uma espécie de canhão joga espuma na cabeça de todo mundo que estiver na pista. Vale levar um biquíni, um shorts mais surrado e uma camiseta velhinha para cair na espuma. Sapatilhas, rasteirinhas e chinelos são péssimas escolhas, porque ficam escorregadios e você provavelmente vai acabar perdendo. Prefira sapatos fechados (aquele tênis velho de guerra) ou sandálias rasteirinhas com fecho no calcanhar.
 


6. Tenha o seu próprio papel higiênico à mão na hora de encarar os banheiros do alojamento

Resultado de imagem para papel higiênico gif
Reprodução/OleGIF

Não conte que terá papel higiênico nos banheiros do alojamento - porque é comum esse recurso ser escasso com o passar dos dias. Não esqueça de levar o seu próprio rolo de papel higiênico toda vez que precisar usá-los! Lenços umedecidos também podem facilitar a sua vida.
 


7. Fique esperto para ver se os moradores ao redor do alojamento estão alugando seus banheiros


Shutterstock

Sim, esse é um hábito comum em Jogos Universitários! Moradores locais costumam disponibilizar seus banheiros para os universitários mediante a um valor, que costuma ser baixo. Esse é um jeito de fugir dos banheiros do alojamento, principalmente se eles já estiverem nas piores condições ou se estiver sem água quente, por exemplo. Mas nada de demorar no banho, hein? - também é comum aos donos da casa cronometrarem cada minuto, afinal, a conta de água vai ser paga por ele, não por você.
 


8. Coloque o shampoo e o condicionador em pequenos compartimentos para facilitar a hora do banho


Reprodução Instagram/@marsupilamcic

Não vale a pena levar uma embalagem de quase meio litro de shampoo para apenas 4 dias, não é mesmo? Arrume tudo o que você vai precisar na hora do banho em uma nécessaire, e os pequenos compartimentos vão te ajudar a economizar espaço. Lembre-se que você não sabe que tipo de banheiro vai enfrentar, então se a bolsa tiver algum tipo de gancho para pendurar em qualquer lugar, melhor ainda!
 


9. Divida uma barra de sabonete em pequenos pedaços para cada dia - assim você só precisa levar um a cada chuveirada


Shutterstock

Além de economizar espaço, os pedacinhos de sabonete se tornam "descartáveis", o que é bem mais higiênico quando você nem sabe qual as condições do banheiro que você terá para tomar banho. Se o sabonete cair no chão, deixe-o por lá mesmo! Leve um pedacinho para cada dia de Jogos e facilite a sua higiene pessoal.
 


10. Em hipótese alguma se esqueça de levar seu chinelo


Shutterstock

Por motivos já citados acima, você não vai querer descobrir dias depois que havia algum tipo de fungo no chão do chuveiro do alojamento, né?
 


11. Cada tomada do alojamento vale ouro - uma dica é comprar uma extensão ou um adaptador em T para levar


Shutterstock

Se você levar uma extensão ou um adaptador em T, você provavelmente vai ter que compartilhar com todo mundo, então esteja pronto para isso! Afinal, uma fonte de energia elétrica, seja para carregar o celular ou para secar os cabelos, é uma coisa disputadíssima no alojamento. As tomadas são tão disputadas que é comum até a formação de filas ao lado delas! Com essa dica você multiplica as opções e garante um espacinho para suas necessidades eletrônicas.
 


12. Já que carregar seu celular não é a coisa mais fácil do mundo, economize sua bateria


Shutterstock

Deixe o celular no modo avião durante o dia e só use para tirar fotos e avisar os seus pais que você está vivo(a). Afinal, você está nos Jogos, não precisa ficar conectado no mundo digital, certo? Também é válido levar carregadores portáteis para não deixar seu celular morrer no meio da noite.
 


13. Tome muito cuidado com os seus pertences

Resultado de imagem para cadeado gif
Reprodução/Bem Legaus

Ter um cadeado na sua barraca não é paranoia - na verdade, é um item essencial! Ninguém vai ficar vigiando seus pertences enquanto você estiver fora do alojamento, então é importante assegurar que ninguém mexa no que é seu. Com um cadeado travando o zíper da barraca, você pode deixar coisas de valor (como celular e grandes quantias de dinheiro) seguras. Essa opção também é mais confiável do que ficar andando com essas coisas por aí!
 


14. Utilize lenços umedecidos para tirar a maquiagem da balada do dia anterior


Shutterstock

Nos Jogos é assim: a balada vai até às 6h da manhã e o jogo que você quer ver começa às 9h. Normal! Agilize sua vida na hora de tirar a maquiagem do dia anterior com lenços umedecidos e fique pronta(o) para os jogos do dia seguinte em um instante.
 


15. Não se esqueça de levar óculos escuros - eles são cruciais na hora de esconder a cara da ressaca

Resultado de imagem para óculos escuros gif
Reprodução/O Blog do Maluco

Todo mundo sabe que não é durante os Jogos Universitários que você consegue ter o seu sono de beleza, não é? Festa todo dia, bebedeira, dormir tarde e acordar cedo faz parte da rotina de quem comparece ao evento. Por isso não esqueça os seus óculos de sol: além de proteger sua vista em partidas a céu aberto, vai esconder a sua cara de quem só dormiu 4 horas.
 


16. Leve o seu próprio espelho de bolsa ou de mão


Shutterstock

Essa dica vai para os mais vaidosos(as): de noite, principalmente perto do horário das festas, quando todo mundo está se arrumando, o espaço em frente ao espelho passa a ser disputadíssimo. A dica é levar seu próprio espelho (pode ser daqueles de bolsa ou um maiorzinho, que é até melhor) e escolher um lugar calmo e para se maquiar. Mais prático, sem confusão e sem sujeira: é só preparar bem a sua nécessaire.
 


17. Elásticos de cabelo, lenços, tiaras, grampos e outros acessórios para domar a juba vão te salvar do perrengue


Reprodução Pinterest/Pinterest

É importante sempre estar com um (ou mais) elásticos de cabelo no pulso - SEMPRE! Salva a vida daquele cabelo que armou, suou, molhou ou que você não teve tempo para lavar ainda. Outros acessórios, como tiaras, lenços, bandanas e grampos, também vão te ajudar a domar a juba sem muito esforço.
 

Confira as melhores festas de faculdade de São Paulo em 2017

Festas de faculdade: fazendo a vida universitária valer a pena!

10 sinais de que você está com Depressão Pós-Jogos

O que fazer da vida e do resto do ano quando os Jogos Universitários acabam?

Os 17 melhores bares de faculdade para curtir em São Paulo

Entre bares e botecos, os universitários sabem se divertir!

Atualizado em 30 Out 2017.

Por Luísa Celiberto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 dicas essenciais para quem quer ir em trotes de faculdade

Mesmo você não sendo o calouro da vez, a bagunça é grande e é bom se preparar!

10 coisas que não vão te dar saudade quando você se formar na faculdade

Faculdade é bom, mas... Graças a Deus uma hora acaba!

15 coisas que você só vai entender se já foi um turista na sua própria sala de aula

Vivendo a vida no limite (das faltas)

13 coisas que só quem ama e defende sua faculdade pode entender

Seja você um(a) mackenzista, puquiano(a), unespiano(a), casperiano(a)...

Confira a agenda de Jogos Universitários que acontecem em São Paulo e no interior em 2018

Fique por dentro dos melhores campeonatos universitários que rolam neste ano

16 dramas que todo universitário enfrenta fazendo o TCC

AVISO: Neste 1 ano é capaz que você perca um pouco (ou muito) da sua sanidade física e mental

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.