Guia da Semana

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que aproveitam a praia para relaxar e aquelas que só conseguem pensar em aproveitar as ondas para surfar! Se você se identifica mais com esse segundo tipo, você vai pirar nesse roteiro com as melhores praias próximas a São Paulo para pegar ondas e aproveitar o dia todo em cima da prancha.

Conheça as 11 melhores praias para surfar próximas a São Paulo e partiu botar o pé na estrada:

1. Praia do Tombo, Guarujá


Shutterstock

A Praia do Tombo possui um mar bravo e agitado, característica que explica o seu nome. Localizada no litoral paulista, na cidade de Guarujá, a praia é rodeada por muito verde e bem frequentada por um público mais familiar e por surfistas, é claro! A boa notícia é que o local é bem pertinho da capital, a apenas 99,3 km de distância, então é uma ótima alternativa para um bate e volta.

2. Praia do Bonete, Ilhabela


Shutterstock

Localizada ao lado sul de Ilhabela, a Praia do Bonete é tão rústica e bem preservada que só pode ser acessada por trilha ou barco. A pequena praia de pescadores conta com um visual de tirar o fôlego - e a caminhada de 15 km (de 3 a 5 horas de caminhada) vale a pena. Por ali ainda é possível visitar a Cachoeira da Lage ou outras praias próximas. Do lado direito da praia existe um mirante, onde se tem visão de tudo ao redor.

3. Praia de Maresias, São Sebastião


Shutterstock

A Praia de Maresias é uma das mais famosas do litoral norte! Com ondas propícias para o surf, a praia fica localizada em São Sebastião, a 181 km da capital paulista. Por ali a prática é aconselhada para surfistas experientes - porque o mar não é pra brincadeira! Se a praia estiver muito lotada, a dica é aproveitar o Canto do Moreira, considerada por muitos a melhor e mais tubular direita de São Paulo.

4. Praia de Camburi, São Sebastião


Shutterstock

A Praia de Camburi é uma das favoritas dos surfistas da capital! O mar agitado é perfeito para surfar, com ondas de 8 pés ou até mais. Outra vantagem é sua localização: a praia fica no litoral norte, a 167 km da capital paulista, o que rende mais ou menos 3 horinhas de estrada. Além das ondas, o visual compensa: muita areia branca e água azul-esverdeada!

5. Praia da Baleia, São Sebastião


Shutterstock

A Praia da Baleia, também localizada em São Sebastião e a 164 km da capital paulista, possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica do litoral paulista, com um ambiente super bem preservado. O local é bem procurado por surfistas, pelo seu mar agitado, e por pessoas que querem relaxar com uma linda vista.

6. Praia de Itamambuca, Ubatuba


Shutterstock

Localizada em Ubatuba, a 238 km da capital paulista, a Praia de Itamambuca é considerada uma das belas da região. A praia é palco dos mais importantes campeonatos de surf, pois apresenta ondas regulares durante o ano inteiro. O local preserva uma grande área da Mata Atlântica e as areias ainda são banhadas pelas águas claras do Rio Itamambuca.

7. Praia do Félix, Ubatuba


Shutterstock

Também localizada em Ubatuba, a Praia do Félix é famosa por reunir todas as tribos: famílias, jovens, aventureiros, mergulhadores e, claro, surfistas! O mar é de tombo, perfeito para quem quer pegar ondas. O canto esquerdo da praia é o mais popular para essa prática, enquanto os mergulhadores ficam no lado direito. A areia é branca e rodeada por vegetação, com barracas rústicas e infraestrutura simples. Ainda dá para pegar a trilha que leva à selvagem prainha do Félix, ideal para mergulho.

8. Praia de São Pedro, Guarujá

Shutterstock

São Pedro é uma praia "escondidinha" que fica localizada no Guarujá, no litoral sul de São Paulo. O local fica dentro da Serra do Guararu, que é uma área de proteção ambiental, o que explica a alta preservação e aspecto selvagem da praia. A área é administrada por um condomínio e, apesar de não existir taxa para entrar, o acesso de veículos é controlado por questões de sustentabilidade - então é bom chegar cedo para garantir a sua vaga! A praia atrai dezenas de surfistas diariamente, principalmente pela manhã, quando o mar está mais agitado.

9. Praia de Tijucopava, Guarujá


Shutterstock

A Praia de Tijucopava também fica no Guarujá, coladinha com a São Pedro, praticamente como uma extensão da mesma. A praia conta com muitas ondas e um mar bem agitado, ideal para o surf. Vale lembrar que a área também é controlada pelo condomínio fechado, então chegue cedo para garantir seu acesso por carro!

10. Riviera de São Lourenço, Bertioga


Shutterstock

A praia de Riviera de São Lourenço, localizada em Bertioga, também é bem procurada pelos surfistas por suas ondas cheias e longas, característica boa tanto para profissionais, quanto para quem está aprendendo. O melhor pico para pegar ondas é o canto direito da praia, que apresenta condições melhores é famoso pelos frequentadores. A praia ainda conta com uma escola de surf para os iniciantes!

11. Praia Paúba, São Sebastião


Shutterstock

A Praia Paúba, localizada na cidade de São Sebastião, é pequena, mas conta com ondas rápidas e pesadas. O local é famoso por formar um dos melhores tubos paulistas, com ondas quebrando rente à uma bancada rasa de areia. A melhor época para surfar é entre os meses de abril à novembro, mas lembre-se: essa praia é indicada a sufistas mais experientes!

Com areia de praia, loja de surf e ambiente ao ar livre, espaço praiano abre as portas em SP

Além de unir restaurante, loja de surf e ateliê em um único espaço, o Lar Mar ainda oferece aulas de yoga e cinema ao ar livre

9 praias próximas a SP para curtir o sol do inverno

Nada como um bate e volta pra curtir os dias ensolarados de inverno, né?

12 passeios exóticos que todo apaixonado pelo mar tem que fazer uma vez na vida

O amor está no mar <3

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 30 Ago 2019.