Guia da Semana

Quem vê as fotos de Capitólio pode facilmente confundir o município com um oásis perdido, bem no meio do estado de Minas Gerais. A região é caracterizada por cânions e cachoeiras, além de piscinas naturais de águas cristalinas onde os turistas podem se banhar. Este paraíso rústico está em alta entre os destinos brasileiros e promete belezas naturais de tirar o fôlego aos seus visitantes.

Quer saber mais sobre este destino incrível? Dá uma olhada nessas dicas de lugares obrigatórios para conhecer em Capitólio (MG):

Cânion de Furnas


Shutterstock

A mais famosa atração de Capitólio é o Cânion de Furnas, conjunto de formações rochosas por onde passa o Lago de Furnas, apelidado de "Mar de Minas". O lago artificial foi criado nos anos 60 para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Hoje, uma das maiores extensões de água de todo o estado (1440 km², quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio) serve como roteiro de passeios e lagoa para os turistas se refrescarem em meio ao calor de Minas Gerais.

Cachoeira da Lagoa Azul


Shutterstock

A Cachoeira da Lagoa Azul deságua diretamente no Lago de Furnas, formando uma piscina de águas translúcidas e azul-esverdeadas (daí o seu nome). O acesso ao local pode ser feito de duas formas: através do passeio de barco pelo Cânion de Furnas ou por meio da Pousada Lagoa Azul, que garante acesso livre e gratuito aos seus hóspedes. O poço é uma das partes mais esperadas do roteiro, já que lá os turistas podem se refrescar em água gelada e limpa.

Cachoeira Dicadinha (ou Diquadinha)


Shutterstock

Com uma queda d'água em "degraus", a Cachoeira Dicadinha (ou Diquadinha) impressiona pelos seus ares mais selvagens e localização em meio à mata. Apesar da cachoeira não ser grande, a piscina natural formada por ela é enorme e pode ser muito bem aproveitada pelos visitantes. O acesso é descomplicado, por meio de uma trilha de 10 minutos que parte da rodovia.

Mirante dos Cânions


Shutterstock

Não dá para ir para Capitólio sem tirar uma foto no icônico Mirante dos Cânions! Para chegar no local é preciso caminhar por uma trilha pequena e fácil, de aproximadamente 100 m de comprimento. De lá de cima o visitante é presenteado com uma vista incrível, de onde é possível ter uma dimensão do tamanho do Lago de Furnas e suas formações rochosas.

Paraíso Perdido


Shutterstock

O Paraíso Perdido de Capitólio é uma das atrações mais completas da região. Trata-se de um complexo natural de 18 piscinas naturais e oito quedas d'águas cristalinas - tudo isso em meio à vegetação do cerrado, típica da Serra da Canastra mineira. Este oásis "secreto" é indicado para os aventureiros, pois há muitas coisas para se explorar através de trilhas e caminhos mata adentro. Apesar da paisagem bem natural, existe infraestrutura para visitantes, com estacionamento, área para camping e monitores.

Pedreira Lagoa Azul


Shutterstock

Muita gente não sabe, mas a Pedreira Lagoa Azul é um dos pontos mais lindos de Capitólio. A antiga pedreira, hoje desativada, abriga um lago de água turquesa e cristalina, proporcionando um visual de tirar o fôlego dos visitantes. A visita é gratuita, mas o acesso é um pouco complicado - a estrada de terra é ruim e íngreme, por isso o ideal é ir de veículo 4x4. Apesar de não existir nenhuma estrutura para turistas, este passeio vale muito a pena!


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

2019 terá 10 feriados viajáveis; confira os melhores destinos para aproveitar cada um deles

Dos dez feriados que caem em dias úteis, sete fazem ponte com finais de semana

10 lugares deslumbrantes que você precisa conhecer em Minas Gerais

Cidades históricas, destinos com muitas cachoeiras e grutas, regiões montanhosas e comidas de dar água na boca

Turismo nacional: 6 destinos brasileiros que prometem bombar em 2019

Cidade pouco explorada no Mato Grosso, Maranhão e seu belo parque de piscinas naturais e muito mais

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 10 Dez 2018.