Guia da Semana

Composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos primeiros destinos que vêm à mente do brasileiro quando se fala em paraíso. Localizado em meio ao Oceano Atlântico, dentro do território do estado de Pernambuco, o local encanta pelas suas praias de água azul-turquesa e pela sua natureza altamente preservada.

Praias, baías, fortes e muita natureza esperam o turista que escolher Fernando de Noronha como o seu próximo destino - conheça mais sobre o arquipélago e saiba o que fazer por lá:

Baía do Sancho


Shutterstock

A Baía do Sancho é uma das atrações mais famosas de Noronha. A praia já foi considerada por três vezes a mais bonita do mundo, e não é para menos. A orla de areias claras é banhada por um mar cristalino, sem muitas ondas, criando o cenário perfeito para praticar snorkeling e flutuação. O local conta com visitação controlada, a fim de preservar este paraíso quase intocado pelo homem.

Baía dos Porcos


Shutterstock

Com vista para o principal cartão-postal de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos, a Baía dos Porcos é ideal para quem gosta de mar calmo e sossego. As formações rochosas na orla criam incríveis piscinas naturais, onde os turistas podem se banhar sem preocupações. Além disso, a praia é um verdadeiro aquário natural, sendo ideal para praticar snorkeling e avistar espécies marítimas.

Baía do Sueste


Shutterstock

De acesso fácil e asfaltado, a Baía do Sueste fica localizada no Mar de Fora, ou seja, na parte da ilha que é virada para o Oceano Atlântico. Em razão disso, o mar é um pouco mais agitado. A boa notícia é que o local costuma ser visitado por tartarugas marinhas, o que a torna ponto obrigatório para os turistas. Uma dica é contratar os guias-mergulhadores que ficam na praia, para nadar ao lado e ver de pertinho estes animais.

Praia da Atalaia


Shutterstock

Também no Mar de Fora está a Praia da Atalaia, que é considerada um dos maiores aquários marinhos de Noronha. Espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos nadam livremente por lá e podem ser avistadas por snorkeling. A entrada é permitida apenas por passeios de agências de turismo (basta contratar na vila) e pessoas credenciadas. E, por questões de preservação, só é possível ficar 30 minutos na água para curtir a experiência que, apesar de curta, promete ser encantadora.

Praia do Cachorro


Shutterstock

Com águas calmas e cristalinas, a Praia do Cachorro é uma das mais próximas da Vila dos Remédios, e por isso acaba sendo a favorita dos turistas que estão hospedados em pousadas da região. O diferencial desta praia é o Buraco do Galeco, uma piscina natural profunda e muito bonita localizada no paredão rochoso à direita da orla. A infraestrutura também atrai quem procura por conforto - o bar local oferece guarda-sóis, cadeiras e bebidas aos visitantes.

Praia do Leão


Shutterstock

Embora não tão famosa, a Praia do Leão é considerada por muitos uma das mais bonitas de Fernando de Noronha. Ao chegar à praia o visitante encontra uma vista panorâmica de tudo ao redor, paisagem que vale muito registros fotográficos. Localizada no chamado Mar de Fora, ela é o principal local de desova de tartarugas da ilha, por isso é preciso tomar cuidado onde pisa. Quem prefere uma praia isolada e sem muita gente vai se encantar por este cantinho. Curiosidade: o nome se dá pelo som das ondas batendo nas rochas, que lembra um rugido de leão.

Forte De Nossa Senhora Dos Remédios


Shutterstock

Por ter servido de base militar durante a Segunda Guerra Mundial, Fernando de Noronha possui atrativos que contam um pouco da história do Brasil. O Forte De Nossa Senhora Dos Remédios é uma das construções que persistiu ao tempo e à guerra, e hoje pode ser apreciada pelos turistas do mundo todo. Além do importante contexto histórico, a vista de lá de cima é incrível.

Forte São Pedro do Boldró


Shutterstock

O Forte São Pedro do Boldró é o melhor point do arquipélago para assistir ao pôr do sol em Fernando de Noronha. Além da vista privilegiada, o local conta com um deck que abriga shows ao vivo e mesinhas simpáticas para os visitantes se acomodarem. Localizado no alto de uma falésia, essa construção faz parte do conjunto de fortificações erguido no século 18.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Conheça Capitólio, paraíso rústico que reúne cânions e cachoeiras em Minas Gerais

Região oferece belezas naturais e piscinas de águas cristalinas para os turistas mais aventureiros

14 piscinas naturais de águas cristalinas para conhecer pelo Brasil

As águas calmas e tranquilas são ideais para quem quer mergulhar ou apenas relaxar mesmo

Conheça o Jalapão, destino turístico que reúne dunas e águas cristalinas no Tocantins

A área de preservação ambiental é a viagem perfeita para quem quer contemplar paisagens inesquecíveis

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 18 Jan 2019.