Guia da Semana

Localizado na região Norte do Brasil, o Parque Estadual do Jalapão é uma área de preservação ambiental que reúne belezas naturais e paisagens paradisíacas no estado do Tocantins. Dunas, cachoeiras, chapadões e piscinas naturais de águas cristalinas caracterizam a região, que é praticamente intocada pelo homem.

Que tal trocar as praias badaladas do país por uma aventura no Tocantins? Confira alguns passeios e lugares que são obrigatórios para quem visita o Jalapão:

Fervedouros


Shutterstock

O Jalapão é conhecido pelos seus fervedouros, formações naturais de água provenientes dos lençóis freáticos, que se espalham por toda a região – estima-se que haja mais de 20 pelo parque estadual. As piscinas cristalinas ficam localizadas em meio à natureza e rodeadas de muitas árvores, o que torna a paisagem ainda mais paradisíaca. Curiosidade: por conta da pressão exercida pela água vinda do subsolo, é impossível afundar na nascente!

Dunas do Jalapão


Shutterstock

A areia avermelhada é característica das dunas do Jalapão, que também são conhecidas como "deserto brasileiro". A paisagem, situada em meio ao cerrado brasileiro, conta com montanhas de mais de 30 metros de altura. Este é um dos cartões-postais mais famosos do parque estadual, onde turistas podem curtir um visual único dos arredores - principalmente durante o pôr do sol.

Rio Novo


Shutterstock

O Rio Novo é um dos principais points turísticos do Jalapão, atraindo os visitantes pelas suas águas claras e cristalinas. Este é um dos únicos rios do mundo onde a água é potável, representando portanto um grande patrimônio ambiental para o estado de Tocantins. Os visitantes podem aproveitar a correnteza para andar de caiaque, mas também é possível relaxar e curtir a Prainha do Rio Novo, espécie de piscina natural formada pela água doce do rio.

Pedra Furada


Shutterstock

O roteiro da Pedra Furada é para verdadeiros aventureiros. Para chegar no conjunto de formações rochosas esculpidas em forma de arco pela ação da chuva e dos ventos é preciso encarar um percurso que apenas veículos 4x4 conseguem realizar. Mas o esforço vale a pena para contemplar uma paisagem brasileira tão única e diferenciada.

Cachoeiras


Shutterstock

As quedas d'água também fazem parte do roteiro no Jalapão. A Cachoeira da Formiga é uma das mais bonitas da região, formada por uma nascente de água verde-esmeralda e com uma pequena queda d'água cercada por vegetação nativa. Por lá, os turistas podem se banhar na piscina natural de areia branquinha formada ao pé da cachoeira. Já na Cachoeira da Velha, que é alimentada pelas águas do Rio Novo, o passeio não é tão tranquilo assim: são duas quedas d'água (em formato de ferradura) que chegam a aproximadamente 15 metros de altura. Os aventureiros podem praticar rafting no local, entre outras atividades organizadas por agências de turismo.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

14 piscinas naturais de águas cristalinas para conhecer pelo Brasil

As águas calmas e tranquilas são ideais para quem quer mergulhar ou apenas relaxar mesmo

Conheça Capitólio, paraíso rústico que reúne cânions e cachoeiras em Minas Gerais

Região oferece belezas naturais e piscinas de águas cristalinas para os turistas mais aventureiros

9 lugares românticos e paradisíacos pelo Brasil para conhecer a dois neste verão

Para quem quer aproveitar as altas temperaturas com romantismo e paisagens incríveis

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 19 Dez 2018.