Monte Verde além do inverno: 8 passeios para aproveitar a cidade mesmo fora de temporada

O distrito mineiro, conhecido por ser um destino romântico durante o frio, tem muito mais atributos turísticos do que você imagina.

O distrito de Monte Verde, localizado na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, é conhecido por ser um destino charmoso e romântico, sendo considerado point de inverno e baixas temperaturas.

Mas se engana quem pensa que por lá só dá para curtir o frio! Entre as atividades locais você encontra esportes radicais, trilhas, points gastronômicos e muita coisa boa. Confira 7 passeios para aproveitar Monte Verde mesmo fora de temporada:
 

1. Visitar a fábrica de embutidos Manduca


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

Tá afim de um passeio diferente com direito a muita carne de porco? Na Manduca Embutidos Artesanais você encontra linguiça calabresa de todos os tipos (defumada, fresca, curada e entre outras), joelho de porco defumado sem osso, presuntos e até mesmo hambúrgueres de carne suína. Tudo é feito 100% artesanalmente, sem adição de corantes, de conservantes ou de outras proteínas que não sejam do porco. Além disso, no mesmo local existe uma loja na qual o turista pode comprar essas delícias pra levar para casa. Para conhecer o local, basta realizar um agendamento – é gratuito!

Manduca Embutidos Artesanais

Endereço: Rua do Selado, 600 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1796
 


2. Degustar rótulos artesanais no Arsenal da Cerveja


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

O Arsenal da Cerveja, localizado dentro do complexo da Galeria Suíça, oferece mais de 300 rótulos aos visitantes! Por lá, ainda é possível participar de uma degustação de três cervejas artesanais com o sommelier beer da casa, chamado Rafael. A dica para os cervejeiros é provar os sabores mais diferentões, que vão do café à melancia. Para combinar com a temporada do calor da cidade, nada como uma cerveja gelada, né?

Arsenal da Cerveja

Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça, loja 4) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1697
 


3. Aventurar-se pelas diversas trilhas do Parque Ecológico Verner Grinberg


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

As cinco trilhas mais frequentadas da região de Monte Verde (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado) fazem parte do Parque Ecológico Verner Grinberg. O acesso ao parque é gratuito e as trilhas são autoguiadas, não sendo necessário o acompanhamento de guias. O passeio é ideal para casais e famílias que querem fazer algo diferente e aproveitar a temporada do calor. Saiba mais sobre as trilhas mais famosas de Monte Verde aqui.


4. Praticar esportes radicais como tirolesa e quadriciclo na Fazenda Radical


Shutterstock

A Fazenda Radical, localizada no Pico do Selado, é o lugar para quem quer praticar esportes radicais em Monte Verde! O local oferece passeio de quadriciclo, tirolesa, arvorismo, escalada, slackline, arco e flecha e falcoaria aos turistas que querem sair da zona de conforto. Os pacotes vão de 20 a 80 reais, e ainda é possível montar combos para baratear o preço e praticar até quatro atividades num pacote só.

Fazenda Radical

Endereço: Rodovia Agostinho Patrus, Km 5, s/n - Monte Verde
Telefone: (35) 98817-2645
 


5. Conhecer a Edelweiss, produção de geleias artesanais


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

A Edelweiss nasceu como o hobby de um doutor em Química Nuclear que, depois de trabalhar por dez anos na ONU e ser professor em faculdades de São Paulo, decidiu se aposentar e fabricar geleias artesanais. Edmundo Garcia Agudo, espanhol naturalizado brasileiro, prova uma amostra de cada uma das geleias produzidas, certificando-se de que o padrão de qualidade mantenha-se o mesmo. Além dos diversos sabores, como de morango (carro-chefe da casa, com pedaços da fruta), pimenta, laranja, physalis e até mesmo açaí, atualmente a fábrica também produz doce de corte e licores. Na loja, localizada na avenida principal da cidade, é possível degustar gratuitamente de todas as geleias para tomar a sua decisão.

Edelweiss

Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1513
 


6. Aproveitar as baixas temperaturas noturnas nos rodízios de fondue


Shutterstock | Luísa Celiberto/Portal ObaOba

Mesmo fora da temporada de frio, Monte Verde é conhecido por suas baixas temperaturas durante a noite! Afinal, estamos falando de uma região com clima montanhoso, alojada em meio à Serra da Mantiqueira. Se você não perde a oportunidade de aproveitar um bom rodízio de fondue, sorte sua, pois a cidade oferece diversas opções desta iguaria! No Villa Amarela, por exemplo, o rodízio de fondue inclui rechaud com filé mignon, frango, truta, além de fondue de queijo e chocolate. Já no restaurante Alpiminas você também pode saborear a fondue de carne bovina, carne de javali, frango, queijo e chocolate, além de contar com self-service de sopas e frios.

Villa Amarela

Endereço: Avenida da Fazenda, 10 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2460

Alpiminas

Endereço: Avenida Monte Verde, 945 - Monte Verde
 


7. Visitar a fábrica de chocolates Gressoney


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

A Gressoney é a primeira fábrica de chocolates de Monte Verde! Fundada em 1978, a confeitaria artesanal oferece diversas variações de doces e chocolates, com receitas exclusivas e tradicionais. Os turistas encontram duas unidades por lá: uma loja na Galeria Vila Europa (Rua Rolinha, 33, loja 1) e a fábrica (Avenida Monte Verde, 636), que também funciona como loja e oferece aos visitantes a possibilidade de acompanhar de pertinho o processo de produção dos chocolates. A Prímula (doce que se assemelha a um alfajor, recheado de doce de leite) e a famosa Sopa de Morango (morango batido, sorvete de creme e calda de chocolate) são as receitas mais tradicionais e pedidas da casa!

Gressoney Chocolates

Endereço: Avenida Monte Verde, 636 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2883
 


8. Aproveitar o 8º Festival Gastronômico de Monte Verde


Shutterstock

Se você estará em Monte Verde do dia 18 a 29 de outubro, não deixe de aproveitar a 8ª edição do tradicional Festival Gastronômico! Neste período, 39 estabelecimentos, entre restaurantes, chocolaterias, produtores orgânicos e chefs de cozinha vão oferecer degustações, palestras, workshops, debates e harmonizações entre bebidas e pratos. A entrada é gratuitamas contará com um limite de público. O tema desta edição é "Sabores e Saberes da Serra", ressaltando as riquezas da culinária da Serra da Mantiqueira, como o preparo em forno à lenha ou o uso de ingredientes típicos e pouco explorados. 
 

A jornalista Luísa Celiberto foi a Monte Verde à convite da Companhia  Melhoramentos e da A4 & Holofote Comunicação para produzir esta matéria.

 

9 destinos românticos próximos a São Paulo para curtir o frio a dois

Destinos montanhosos, pousadas com lareira, fondue e muito vinho - tudo o que você precisa para curtir o frio em casal!

Viaje sem gastar muito: 9 lugares próximos a SP para acampar com os amigos

Acampar : menos custos e mais experiências gratificantes!

11 piscinas naturais próximas a São Paulo para conhecer neste verão

Que tal aproveitar a estação mais quente do ano para conhecer estes paraísos da natureza?

Atualizado em 19 Out 2017.

Por Luísa Celiberto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 lugares paradisíacos para se hospedar em bangalôs ao redor do Brasil

Um combo perfeito: uma vista de tirar o fôlego, privacidade pra dar e vender e ótimos passeios

São Paulo terá praia com Wi-Fi grátis durante o verão 2018; saiba mais!

Internet de graça pra você postar várias fotos, vídeos e curtir a estação mais quente do ano!

Ao natural: 8 praias de nudismo para conhecer pelo Brasil

Roteirinho para quem quer ter uma experiência libertadora e inesquecível!

12 viagens para explorar cavernas e cachoeiras sem sair do Brasil

Roteiros para viver boas aventuras, apreciar a natureza e se espantar com as belezas do país

11 piscinas naturais próximas a São Paulo para conhecer neste verão

Que tal aproveitar a estação mais quente do ano para conhecer estes paraísos da natureza?

Festas para curtir o Réveillon 2018 ao redor do Brasil

Points badalados no Nordeste do país, festas agitadas na capital paulista e muito mais