11 piscinas naturais próximas a São Paulo para conhecer neste verão

Que tal aproveitar a estação mais quente do ano para conhecer estes paraísos da natureza?.

Você sabe o que são piscinas naturais? Por definição, trata-se de uma formação natural de contenção de água, seja ela doce ou salgada, que geralmente existe em praias e cachoeiras. As "bordas" das piscinas podem ser formadas por rochas, bancos de areia ou barreiras de corais, por exemplo.

Que tal aproveitar este verão para conhecer estes paraísos da natureza? Nós selecionamos 11 piscinas naturais próximas a São Paulo para te ajudar nessa missão:
 

1. Cachoeira do Saco Bravo, Paraty (RJ)

Shutterstock

São poucas as cachoeiras com queda d'água diretamente no mar que permitem o acesso a banhistas. Mas na Cachoeira do Saco Bravo, localizada em Paraty (RJ), a 268 km da capital de SP, é possível desfrutar dessa experiência! Suas formações rochosas criam uma piscina natural entre a cachoeira e o mar aberto, onde os visitantes podem se refrescar. A piscina conta com um efeito natural de "borda infinita", sem contar a vista sensacional para o mar aberto! Mas não vá se aventurar sozinho - o passeio requer guia especializado e a cachoeira só pode ser acessada por meio de trilha de dificuldade intermediária (cerca de 4 horas).


2. Piscina natural do Cachadaço, Trindade (RJ)

Shutterstock

A piscina natural do Cachadaço, localizada na vila de Trindade, em Paraty (RJ), fica a 284 km da capital paulista! A água salgada é contida por grandes rochas, formando uma reserva natural com a água do mar. Os turistas costumam relaxar na calmaria da maré e se esticar nas pedras sob o sol. A piscina está localizada no final da praia do Cachadaço, e seu acesso é feito por uma pequena trilha de 30 minutos ou por barco. A água é cristalina e sua profundidade não costuma ultrapassar um metro.
 

3. Lagoa Azul, Ilha Grande (RJ)

Shutterstock

A Lagoa Azul, localizada em Ilha Grande, na cidade de Angra dos Reis (RJ), é uma piscina natural de fundo arenoso conhecida por sua água azul, como a cor do céu. O ponto turístico é um dos mais badalados da região, oferecendo a prática de mergulho ou snorkeling aos turistas. Além disso, peixes e tartarugas costumam aparecer para nadar com os visitantes! O acesso é feito apenas por via marítima, com escunas e lanchas que partem de Abraão, Palmas, Enseada das Estrelas, Bananal, Sitio Forte e Araçatiba.
 

4. Piscina natural de Itaguaré, Bertioga (SP)

Shutterstock

Praia de Itaguaré, localizada na cidade de Bertioga (SP) e a 115 km da capital paulista, é pouco conhecida - o que faz com que ela seja mais preservada e deserta. O encontro das águas cristalinas do mar e do rio formam incríveis piscinas naturais, onde os visitantes podem se banhar e relaxar. Para chegar até lá, basta entrar pela praia de Riviera de São Lourenço, caminhar até o final da praia e na última rua pegar uma trilha de 5 minutos até o local.
 

5. Cachoeira da Lage, Ilhabela (SP)

Shutterstock

Cachoeira da Lage, localizada em Ilhabela (SP), a 221 km da capital paulista, forma uma piscina natural em sua queda d'água, perfeita para se refrescar em meio à mata. Para chegar ao local, é necessário caminhar por uma hora, partindo do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete. Para completar o passeio, o local conta com "tobogãs" naturais na pedra, que desembocam na piscina.
 

6. Cachoeira do Paquetá, Ilhabela (SP)

Shutterstock

Cachoeira do Paquetá, localizada ao sul de Ilhabela (SP) e a 209 km da capital de São Paulo, é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais points turísticos da ilha. O acesso é feito por uma trilha de apenas 15 minutos, que passa pela Cachoeira do Ribeirão, riacho de águas cristalinas que também conta com piscinas naturais e pequenas quedas, e chega até Paquetá, que forma em sua base uma piscina natural incrível.
 

7. Praia da Lage, Ilha do Cardoso (SP)

Shutterstock

A cidade de Cananéia fica no litoral sul de São Paulo, a 264 km da capital, e abriga a famosa Ilha do Cardoso, um paraíso de inúmeras praias e reservas naturais. É nesta ilha que fica a Praia da Lage, que conta com as piscinas naturais belíssimas. O passeio é indicado para quem gosta de trilhas, já que o acesso exige uma boa caminhada. Também é indicada a presença de um guia, pois a mata é fechada e ainda é possível que o viajante se depare com animais silvestres.
 

8. Piscina natural do Maromba, Visconde de Mauá (SP)

Shutterstock

A cidade de Visconde de Mauá (SP) é um destino de serra a aproximadamente 280 km da capital de São Paulo que abriga inúmeras cachoeiras e, claro, piscinas naturais! A Vila de Maromba possui uma grande diversidade de piscinas, todas com água limpa e cristalina, originadas de cachoeiras ou de rios. São mais de 100 quedas d'água catalogadas - a ideia é visitar todas e aproveitar que as estas contam com fácil acesso, sem a presença necessária de um guia.
 

9. Gruta do Anjo, Socorro (SP)


Shutterstock

A Gruta do Anjo, localizada na cidade de Socorro (SP) e a apenas 136 km da capital de São Paulo, é um passeio incrível para quem busca aventura. Dentro da formação rochosa, os visitantes encontram uma piscina natural, que em determinados pontos chega a ter uma profundidade de até quatro metros. O local pode ser acessado por turistas via pedalinho, e o acesso é feito pela Pousada Gruta do Anjo, mediante ingresso de R$ 25.
 

10. Poço Azul, Lavrinhas (SP)

Shutterstock

Localizada entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade de Lavrinhas (SP) oferece aos turistas incríveis paisagens naturais, devido a sua abundância de águas límpidas e cristalinas por natureza. Dentre essas paisagens de tirar o fôlego está a piscina natural do Poço Azul, que fica a uma distância de 235 km da capital paulista e é a principal atração da região. Lá. é possível banhar-se nas águas calmas e terapêuticas do rio. O acesso é feito por trilha de média dificuldade.
 

11. Areia Que Canta, Brotas (SP)

Shutterstock

Localizada na cidade de Brotas (SP), a apenas 250 km da capital paulista, a Areia que Canta é uma piscina natural incrível formada por águas cristalinas e areias brancas. O local é muito bem preservado, localizado dentro de um hotel fazenda ecoturístico, que oferece o passeio tanto para hóspedes, quanto para pessoas de fora, basta agendar horário na recepção em uma das visitas guiadas.

 

Deu onda: 11 praias próximas a São Paulo que são o paraíso de qualquer surfista

Veja um roteiro com as melhores ondas do litoral paulista - partiu botar o pé na estrada?

11 petiscos deliciosos e práticos de fazer para levar na praia

Partiu fazer 'marmita praiana'? Tem receita saudável e pé na jaca

Bate e volta: 12 destinos próximos a São Paulo que vão te fazer querer botar o pé na estrada

Sem custos de passagem nem hospedagem, do litoral ao interior, #partiu explorar os arredores da cidade!

Atualizado em 4 Out 2017.

Por Luísa Celiberto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 viagens para explorar cavernas e cachoeiras sem sair do Brasil

Roteiros para viver boas aventuras, apreciar a natureza e se espantar com as belezas do país

Monte Verde além do inverno: 8 passeios para aproveitar a cidade mesmo fora de temporada

O distrito mineiro, conhecido por ser um destino romântico durante o frio, tem muito mais atributos turísticos do que você imagina

Festas para curtir o Réveillon 2018 ao redor do Brasil

Points badalados no Nordeste do país, festas agitadas na capital paulista e muito mais

Bate e volta: 12 destinos próximos a São Paulo que vão te fazer querer botar o pé na estrada

Sem custos de passagem nem hospedagem, do litoral ao interior, #partiu explorar os arredores da cidade!

Deu onda: 11 praias próximas a São Paulo que são o paraíso de qualquer surfista

Veja um roteiro com as melhores ondas do litoral paulista - partiu botar o pé na estrada?

9 praias próximas a SP para curtir o sol do inverno

Nada como um bate e volta pra curtir os dias ensolarados de inverno, né?